COOCERQUI


CEBOLA ESPANHOLA

Cebola é designada pela origem. Na Europa as cebolas são espanholas, francesas, italianas, inglesas, americanas, holandesas e japonesas. No Brasil, o Entreposto Terminal de São Paulo identifica a cebola como de São Paulo, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas, do Paraná, da Argentina.

Oriunda do Oriente, Ásia Ocidental, é muito cultivada na Europa e nas Américas. A cebola está presente na alimentação e no tempero, das cozinhas do mundo inteiro. No Brasil é parte integrante da culinária do cotidiano nacional. Os produtores de cebola, brasileiros e argentinos, garantem cebola fresca durante todo o ano para o consumidor brasileiro, com sabor regional. O produtor brasileiro de cebola é bom de briga, mostrando a competência ao aumentar a produção em 22% nos últimos 10 anos, e, fazendo crescer a oferta do produto em meses tradicionalmente ocupados pela produção Argentina.

Pesquisa realizada pelo Ministério de Integração Nacional mostrou que nos supermercados paulistas a cebola responde por 25,2 % do volume das hortaliças comercializadas. Cebola é diversidade. É possível encontrar 4 cores de casca, 2 formatos, 3 sabores, alem de 4 categorias de qualidade e 7 classes de tamanho. As instituições de pesquisa e empresas de sementes investem na oferta de diversidade, atendendo às exigências do mercado. Somente a norma de classificação permite a caracterização da diversidade.


Cebola florescente

Tipo de receita: Entrada

Número de porções: 6

Tempo de preparação: 2h

Ingredientes:

1 cebola grande (Branca, roxa, vermelha...)

500 ml de água fervendo com sal

500 ml de água gelada

200grs de farinha de trigo

200 grs de farinha de rosca

2 ovos inteiros

200 ml de leite

1 colher de café de páprica, 1 colher de café de colorífico, 1 colher de café de orégano, 1 pitada de nós moscada, sal ao gosto.

1 lt de óleo de milho, girassol ou outro.

Preparação:

  etapa – Tire a casca da cebola deixando bem limpa. Divida-a em 16 partes de cima para baixo até a raiz, deixando um centímetro na parte superior. Ela ficará uma flor cheia de pétalas. Quando a água estiver fervendo enfie ela dentro até a água ferver novamente. Após coloque-a na água gelada deixando na geladeira por uma hora. A seguir passe-a pela farinha de trigo. Depois pelo ovo batido com o leite com os temperos e pela farinha de rosca para que fique bem empanada. Mais meia hora de geladeira.

Aqueça o óleo a 190º C e frite até ficar bem crocante e cor marrom claro.

Molho para servir: 200 ml de maionese com páprica, calorífico, orégano, pimenta, nós moscada, sal a vontade.

 Mostarda

Como tempero, usa-se somente a mostarda em grão. Existe escura e clara, sendo esta última a mais difundida, moída ou em grãos. Usada em picles, molhos em geral, recheio para peixes, carnes, aves e legumes, é o elemento básico da mostarda em pasta, usada para espalhar em sanduíches assados, carnes e canapés.


 

Comentários