COOCERQUI


GERGELIM


Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta. A última apresenta mais características medicinais. O óleo de gergelim comumente utilizado é composto das três variedades.
O gergelim apresenta o sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, nos quais aumenta a essência (Yin) e fortalece as funções. Igualmente tem efeito tonificador sobre o sangue.
Indicações para o uso do Gergelim: Tonifica o fígado e os rins. Umedece os cinco órgãos. Fortalece os tendões e os ossos. Tonifica o estômago e os intestinos. Acalma o Qi do fígado. Clareia a visão. Refresca o sangue. Libera os efeitos tóxicos do calor.- Tônico geral, principalmente após hemorragias.  Deficiência de Qi baço/ pâncreas e dos rins. Fortalece os membros inferiores.  Combate dores lombares e de joelhos, impotência sexual; reumatismos. Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.
O gergelim é rico em vitamina A, B1, B2, E, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e, principalmente, em óleos, dos quais 40% é constituído de ácido linoléico, ácido linolênico, ácido oléico e outros.
O óleo de gergelim, largamente utilizado, deve ser empregado nas frituras vegetais. Esta combinação evita a perda da essência dos mesmos. Também deve ser empregado para aqueles que fazem dieta exclusiva de vegetais, na qual faltam os óleos, principalmente os essenciais.
Dentre as gorduras poliinsaturadas contidas no óleo de gergelim, algumas são essenciais (ácido linoléico e ácido linolênico). O uso de óleo de gergelim é, portanto, importante, uma vez que o nosso organismo é incapaz de sintetizar esses ácidos graxos, que são indispensáveis no transporte de gorduras do sangue, promovendo assim a limpeza de gorduras saturadas sangüíneas,


Salmão com gergelim e legumes

Ingredientes

500 g de salmão
1 colher de gergelim
200 g de legumes variados
1 pitada de açúcar
Sal, shoyu, gengibre.

Modo de preparo

Corte o peixe em iscas e ponha para grelhar
Retire e polvilhe o gergelim e reserve
Na mesma panela junte o gengibre
Entre com legumes de sua preferência, brócolis, couve flor, acelga etc. e deixe refogar.
Junte o açúcar e sal
Entre com o molho shoyu e deixe cozinhar
Retire ponha o peixe e sirva

Palitinhos de queijo e gergelim

Rende 40 unidades

Ingredientes
  • 85 g de farinha de trigo integral
  • 85 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para enrolar a massa
  • ½ de colher de chá de sal
  • 45 g de manteiga
  • 45 g de queijo parmesão, ralado na hora
  • 1 ovo grande
  • 2 colheres de sopa de leite semidesnatado
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 colher de sopa de gergelim

Modo de preparo

Estes palitinhos crocantes de queijo são deliciosos quando servidos ainda quentes. Enriquecidos com gema de ovo e queijo parmesão ralado na hora, são preparados com uma combinação de farinha de trigo integral e branca, portanto são substanciais não pesados.  Bem tampados duram até 5 dias.

Pronto em 30 min

Prep: 15 min | Cozimento: 15 min
1.
Preaqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, peneire as farinhas e o sal, adicionando qualquer farelo que tenha ficado na peneira. Com os dedos, amasse a manteiga com as farinhas até obter uma farofa grossa. Acrescente o queijo parmesão.
2.
Bata o ovo com o leite. Reserve 1 colher de chá dessa mistura e acrescente o restante aos ingredientes secos, a fim de obter uma massa firme. Sove a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada, por alguns segundos ou até ficar macia.
3.
Salpique páprica sobre a superfície enfarinhada e abra a massa de modo a obter um quadrado com pouco mais de 20 cm de lado. Apare as extremidades para o quadrado ficar reto. Pincele a massa com a mistura reservada de ovo batido com leite e salpique o gergelim. Corte o quadrado de massa ao meio e depois em palitos de 10 cm com cerca de 1 cm de largura.
4.
Torça os palitinhos e coloque-os num tabuleiro grande forrado com papel-manteiga. Aperte levemente as pontas dos palitinhos para baixo, para que não se destorçam durante o cozimento.
5.
Asse-os por 15 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados e crocantes. Deixe-os esfriar no tabuleiro por alguns minutos, depois sirva-os quentes ou transfira-os para uma grade para que esfriem completamente. Os palitinhos podem se conservar por até 5 dias num recipiente hermético.

Temperos 



Se você pensa que os temperos só servem para dar sabor melhor a sua comida se engana. Os condimentos que utilizamos no dia a dia são ótimos para o organismo, principalmente para o estômago. Salsa, manjericão, alecrim, orégano, pimenta, cominho são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes. A nossa culinária é uma das mais bem temperadas. Gostamos de temperos e isso não é segredo pra ninguém. Devemos manter esse hábito vivo em nossa cultura. A saúde agradece.

 

 

Comentários