COOCERQUI


Chouriço


Com o aumento da população mundial, torna-se cada vez mais frequente a busca por novas fontes protéicas que atendam às necessidades nutricionais dos consumidores e ao mesmo tempo possuam atratividade sensorial. Nos frigoríficos, o aproveitamento integral da carcaça dos animais de abate é ineficiente, especialmente dos componentes não constituintes da carcaça, como sangue, órgãos e vísceras. Quando estes subprodutos do abate não são utilizados pela indústria, o descarte causa problemas ambientais e prejuízos econômicos no tratamento de efluentes dos abatedouros. Uma alternativa para este entrave é a utilização destes subprodutos comestíveis na elaboração de embutidos do tipo chouriço. Neste sentido, objetivou-se com esta pesquisa estudar a viabilidade do processamento de chouriço defumado elaborado a base de sangue, vísceras e carnes. As características iniciais de qualidade enquadram como produto rico em proteínas de alto valor biológico, com altos níveis de aminoácidos e ácidos graxos essenciais, e com elevado conteúdo de ferro (26,65 mg/100g).

Grão-de-bico com chouriço
Este prato é um ótimo acompanhamento para carnes assadas mas também pode ser servido como simples entrada. A combinação dos ingredientes é maravilhosa e confere-lhe sabor muito especial.

A receita é típicamente espanhola. 

Ingredientes:
165g de grão-de-bico cozidos
1 folha de louro
3 cravos da índia
1 pau de canela
1 cubo de caldo de galinha
1 cebola finamente picada
1 dente de alho esmagado
rodelas de chouriço
tomilho seco
salsa picada
azeite
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Numa panela grande deite o grão, junte a folha de louro, os cravos, o pau de canela, o cubo de caldo de galinha e deite água suficiente para cobrir todos os ingredientes. Leve ao lume a cozer durante aproximadamente 1h ou até o grão estar tenro. Escorra o grão, descartando a folha de louro, os cravos e o pau de canela.
Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e coloque a cebola. Deixe cozinhar até que fique transparente. Adicione o alho, um pouco de tomilho seco e aumente a chama. Junte o chouriço e deixe cozinhar durante uns 2 a 3 minutos ou até o chouriço ficar coradinho. Acrescente o grão à frigideira e mexa bem. Tempere de sal e pimenta, polvilhe com salsa picada e retire do fogo. Sirva em seguida.

Favas com chouriço e salpicão


1KG de Favas ou feijão rajado
2 chouriços, previamente "descascados"
250g de salpicão
1 cebola
1/4 de pimentao verde ou vermelho conforme gosto
salsa
coentros
sal
pimenta
nós moscada
1 copo de vinho tinto
ovos conforme o número de pessoas
Picar a cebola juntamente com a salsa, coentros e alho, não esquecendo o pimentão, colocar tudo na panela, juntar o azeite e deixar refogar e depois acrescentar o salpicão, o chouriço em cubos pra tomar gosto somente depois acrescentar as favas.
As favas devem ficar tenras e, de vez em quando dar mexidelas para a favas de cima pegarem o sabor do molho. or fim colocar os ovos e deixar escaldar. 


Todos os produtos são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.

Ah! Quando estamos a saborear alguns dos nossos petiscos, nem passa pela cabeça que aromas e sabores que tanto apreciamos são produzidos pela ação de bactérias. Eles são os queijinhos, a manteiga, os enchidos, as azeitonas... E as bactérias podem também dar uma ajudinha às leveduras para melhorar ainda mais o sabor do vinho e do pão. E, claro, são elas as verdadeiras responsáveis pelos iogurtes com que nos deliciamos todos os dias.


Comentários