Velório

Silêncio!

Sem querer ditar regras, o que deveras é pretensioso, será que não daria para as pessoas falarem mais baixo no velório e deixarem para outra ocasião  jogar conversa fora, contar piadas?... Trata-se de um ritual, justamente para se velar alguém, ou seja, rezar, rememorar o convívio, mentalizar para que se vá em paz. Há que haver silêncio para a prece, depois do abraço de consolo nos familiares. Sem dúvida, um grande carinho para quem perde alguém amado e precisa dessa força e desse calor humano como nunca.
Mas esse apoio tão importante, não deve ser feito nos momentos finais (quem chegou atrasado que espere um pouco) quando se deve deixar a família quieta, sozinha no ambiente, para que se despeça como deseje do seu ente querido. Eis um minuto sagrado, de amor, dor e despedida.

Outra situação que incomoda nessas ocasiões são os Ministros que resolvem dar delonga encima do falecido, mesmo sem conhecer uma vírgula do histórico da família e, todo emperdigado,  força a barra para demonstrar à multidão espremida toda sua beatice. Ao terminar a “encomenda” do corpo fecha o discurso soltando essa pérola: “O falecido era tão bom que Deus resolver adiantar a sua ida para o céu”. Santodeus virgemariasantíssima será possível que o Todo Poderoso resolveu levar os bons e deixar um monte de chatos para nos incomodar?...

Pessoal, concorda comigo que, em alguns velórios – dos mais concorridos, para virar festa só falta música, bebida e alguém sair dançando? 

Até a próxima postagem. Fui!

Comentários