COOCERQUI

14 Banana Figo

 A banana é uma das frutas mais populares e consumidas no mundo. Originária da Índia, a fruta cresce na maior parte das áreas de clima tropical. Geralmente é encontrada em todas as épocas do ano por custo baixo. Isso porque a bananeira é planta que se adapta facilmente a diversos tipos de solos e é bem distribuída no território brasileiro e, tal fator, sem duvida, facilita seu custo e consumo, tanto que, o termo popular “à preço de banana” surgiu a partir deste pressuposto.

Fonte alimentar de, principalmente de potássio e vitamina B6, além de vitamina e ácida fólica e aliada às fibras e açúcares simples, como glicose, sacarose e frutose, que também a compõe, a banana constitui-se um alimento de alto valor nutritivo e de grande potencial para agir como combustível para o organismo.

Por ser fonte de potássio a banana pode contribuir para o controle da pressão arterial em que o excesso de sódio, deve ser balanceado com a adição do potássio, para que haja a manutenção do equilíbrio entre os dois minerais. Além disso, contribui para a prevenção da osteoporose, através da redução da perda de cálcio pelo organismo. Por ser um mineral que participa da contração muscular ele colabora com a ausência de contrações involuntárias nos músculos conhecidas como cãibras e, por isso, atletas, em maioria, costumam ingerir banana antes de competições a fim de garantir melhores desempenhos musculares.

As bananas, quando verdes, possuem sabor adstringentes, comumente conhecido por “trancar” na boca. Isto porque antes da maturação a polpa se constitui basicamente de amido e água. Alguns estudos afirmam que o consumo da massa da banana verde auxilia na prevenção e tratamento de problemas intestinais por ter ação semelhante à fibra alimentar de produzir substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino.

Dentre as variedades mais conhecidas estão: banana-nanica, banana-maçã, banana-prata, Banana figo, banana-ouro, banana-d’água ou caturra, banana-caiana, banana-são-tomé, banana-figo, e banana-da-terra. As três primeiras são, normalmente, consumidas ’in natura’, por apresentarem sabor mais adocicado. Já as outras, por serem menos doces e mais firmes, são frequentemente utilizadas para preparações, tais como doces, à milanesa, fritas em guarnições, bolos, pastéis, entre outras.

Como coloquei a banana figo em destaque vai aqui receitas:


Picadinho com banana figo 


. 1,5K de patinho cortado em cubos grandes
. sal e pimenta a gosto
. 4 colheres (sopa) de óleo
. 1 cebola picada
. 1 dente de alho picado
. 3 xícaras (chá) de caldo de carne
. 3 bananas figo ou da terra maduras cortadas em pedaços médios


Modo de Preparo

Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo, doure a cebola, o alho e a carne, mexendo sempre para não grudar. Coloque o caldo de carne, tampe a panela e cozinhe durante 40 minutos após o início da pressão ou até a carne ficar bem macia. Retire a panela do fogo, deixe sair toda a pressão, coloque a banana e cozinhe com a panela sem a tampa durante 5 minutos. Se precisar, acrescente mais caldo de carne. Sirva com arroz e farofa.


Dicas: Para dar um sabor adocicado à carne, é importante usar banana madura e bem firme.

Farofa de banana

uma colher de sopa de óleo
dois dentes de alho picados
uma cebola media picada
duas bananas figo ou da terra
uma xícara de farinha de mandioca
sal a gosto
uma colher de sopa de manteiga
cebolinha picada
Preparo
Fritar as bananas e reservar, em uma panela colocar o óleo,
o alho, dar uma refogada e por a cebola, juntar a farinh o sal e a manteiga.
Juntar as bananas, e a cebolinha verde.


PASSE PARA OS AMIGOS

PS: Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar duas dica: quer brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de dentro da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após, um pano seco. Quer se livrar das manchas reveladoras nas costas das mãos é só passar a parte de dentro da casca da banana sobre as costas das mãos e depois esfregar como se fosse um creme. Repita por vários dias e verás que resultado positivo. Sem gastar nenhum tostão. Fruto incrível!



Comentários