COOCERQUI


Chia é a semente que elimina gordura
Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.

Para resguardar as propriedades do grão, lembre-se de conservá-lo sempre na geladeira!

O que é - Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Composição - Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. Também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso por que - Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento. Causa saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores. Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.
Outros benefícios - Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Contraindicações - Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir? - Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Conheça algumas marcas do produto já à venda no mercado.


GRÃO
Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.
ÓLEO

Como ingerir
Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Contudo, a nutricionista Flávia Cyfer faz uma importante ressalva neste caso: a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.

O poderoso grão possui...
· 2 vezes mais potássio do que a banana· 3 vezes mais ferro do que o espinafre· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

Musse de chia

Ingredientes:
. 3 colheres de sopa de grãos de chia
. 180 ml de água
. 200 ml de bebida vegetal de arroz
. 3 colheres de sopa de mel
. 24 g de gelatina sem sabor
. 200 g de ricota fresca
. 1 pacote de gelatina (sabor de preferência) preparada de acordo com as instruções do rótulo
Modo de preparo:
Coloque os grãos de chia para hidratar na água. Aqueça bem a bebida de arroz com o mel e em seguida acrescente a gelatina, mexendo até dissolver. Leve essa mistura ao liquidificador e bata com a ricota. Em uma tigela acrescente a mistura e as sementes de chia hidratadas e mexa bem. Em uma forma de pudim, alterne camadas do creme de chia e da gelatina de sua preferência. Para obter camadas bem distintas, deixe intervalos de 30 minutos na geladeira, entre uma camada e outra.

Ah! A Chia, por se tratar de produto não costumeiro em nossa sociedade, nem tudo que aparece nas ilustrações são encontrados nas gôndolas das Coocerqui de Cerquilho, Boituva e Tietê . Esses grãos, de sementes minúsculas são encontrados junto aos produtos naturais. 

Comentários