COOCERQUI - Molho Inglês



Molho Inglês
O molho Worcestershire, também conhecido como molho Worcester ou molho inglês  é um condimento líquido fermentado, amplamente usado na culinária, sobretudo na culinária inglesa. É preparado com vinagre, melaço, xarope de milho. Água, chili, molho de soja, pimentão, tamarindo, anchovas, cebolas, crevo-da-índia e alho. É considerado intensificador de sabor, utilizado em vários pratos, tanto cozidos como crus; na culinária inglesa é empregado na preparação da carne de boi, na Filipinas, em marinados, especialmente com carne de porco. É um ingrediente essencial no tempero de saladas, no preparo do coquetel Bloody Mary...
Historicamente, muitos molhos adquiriram fama pelo contacto entre dois ou mais povos, como por exemplo o garum, um molho fermentado de anchovas que pode ter nascido devido à pujança greco-romana nomar mediterrâneo.Worcestershire pode se dizer igualmente que é um dos muitos legados do contato que a cozinha inglesa manteve com a cozinha daÍndia. Embora algumas fontes refiram que o comércio de molhos de anchova fermentada iniciou-se no século XVII em mercados da Europa, o molho Worcester não se tornou popular até a década de 1930.
Segundo a lenda, este molho foi criado por dois dos cozinheiros do lorde Britânico Lord Marcus Sandys ex governador da cidade de Bengal, que, ao chegar das Índias, pediu-lhes que recriassem uma receita que lá havia conhecido e que tinha perdido na viagem.
Uma das muitas utilizações é num coquetel chamado Bloody Mary. É também muito utilizado na cozinha Africana.

Strogonoff de Carne

 Ingredientes:
1,5 Kg de Filé Mignon (cortado em tiras)
• 1 Cebola•
2 Colheres (sopa) de Manteiga
• 1 Colher (sopa) de Mostarda
• 1 Colher (sopa) de Molho Inglês
• 1 Vidro (pequeno) de Cogumelos (picados)
• 3 Colheres (sopa) de Katchup
• 250ml de Creme de Leite
• ½ Copo de Conhaque (para flambar)

Preparo:
Em uma panela derreta a manteiga, doure a carne (em tiras) e separe. Coloque mais um pouco de manteiga e doure a cebola, volte as carnes na panela e deixe fritar bem.Utilize conhaque (para flambar), acrescente a mostarda, o molho inglês e o Katchup. Ao desligar o fogo, coloque o creme de leite e misture levemente.

Acompanhamentos:Arroz Branco, Fritas e Saladas

Rendimento: 8 Porções


Drink para curar a ressaca: Bloody Mary

Esse drink tem esse nome em homenagem à Rainha Maria I, que foi rainha da casa Tudor da Inglaterra e da Irlanda no século XVI. Ela é lembrada pela tentativa de restabelecer o catolicismo como religião oficial, depois do movimento protestante iniciado por Henrique VIII no início do mesmo século.
Ela ganhou esse singelo apelido depois de ter mandado matar mais de 300 pessoas consideradas hereges, mas que na verdade apenas não aceitavam o catolicismo.
Suco de tomate turbinado.
Ingredientes:
• Suco de tomate
• Vodka
• Tabasco (opcional)
• Molho inglês
2 gotas de molho de pimenta
• Sal
• Gelo
Como esse drink é um repositor de energias, não se assuste pelo fato de ter coisas que normalmente você usa para cozinhar. Posso lhe assegurar que o drink é bom, muito bom, especialmente com essa receita.
Na coqueteleira, coloque algumas pedras de gelo, sirva uma dose de vodka (o tamanho de sua generosidade na dose será inversamente proporcional à sua ressaca), bastante suco de tomate, que além de hidratar repõe energias por sua quantidade de vitaminas, molho inglês a gosto, duas pitadas de sal e algumas gotas de Tabasco.
Bata tudo até gelar bem a superfície da coqueteleira. Sirva num copo como o da ilustração.

MOSTARDA


Como tempero, usa-se somente a mostarda em grão. Existe escura e clara, sendo esta última a mais difundida, moída ou em grãos. Usada em picles, molhos em geral, recheio para peixes, carnes, aves e legumes, é o elemento básico da mostarda em pasta, usada para espalhar em sanduíches assados, carnes e canapés.


Comentários