COOCERQUI



Casquinha de Siri à moda Paulista

Uma das entradas mais famosas nos lugares mais perto da praia é a casquinha de siri. A combinação dos temperos com a suavidade da carne de siri e o gratinado são complementados pelo charme da casquinha onde a receita é servida.
Receita originária do Brasil



1/2 kg de siri
1 colher de sopa de manteiga
2 unidades de tomate sem cascas e sem semente
1 unidade de cebola picada
3 dentes de alho picados
3 colheres sopa de salsinha picadas
Quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 unidade de pão francês
1 copo de leite
1 colher sopa de farinha de trigo
4 unidades de gema de ovo
Quanto baste de farinha de rosca
Quanto baste de queijo ralado
Quanto baste de sal



Recheio
Refogue na manteiga o alho, o  tomate sem pele e salsinha picada Junte a carne de siri e o pão. Misture bem. Tempere com sal. Engrosse com a farinha diluída no leite. E quando estiver cozido junte as gemas Recheie as casquinhas. Polvilhe o queijo ralado misturado à farinha de rosca.

Se você não tiver o recipiente correto não tenha dúvidas de lançar mão de forminhas para  empadinha, por exemplo.

sexta-feira, 2 de abril de 2010Frigideira de Siri para uma santa sexta-feira

Para quem quiser sair do costumeiro peixe ou bacalhau na época da Páscoa esta frigideira de siri, que é feita no forno, é uma ótima pedida para qualquer data. É uma receita de um prato só, ou seja, completa, sem a necessidade de outros acompanhamentos. O sabor é bem parecido com a casquinha de siri.

Frigideira de siri



100 ml de azeite
30 g de alho picadinho (3 dentes de alho bem grandes)
300 g de cebola picada (2 cebolas médias)
100 g de pimentão vermelho em cubos
50 g de pimentão verde em cubos
50 g de pimentão amarelo em cubos
600 g de carne de siri
500 ml de leite de coco
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsa picada a gosto
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha (opcional)
3 ovos
2 xícaras de arroz cozido

1) Refogue o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça no azeite. Junte os pimentões e refogue por alguns minutos, acrescente a carne de siri e deixe cozinhar um pouco. Nessa hora tempere com o sal e a pimenta do reino. Acrescente o leite de coco, abaixe o fogo e deixe cozinhando por uns 5 minutos.

2) Bata as claras em neve e depois acrescente as gemas batendo mais um pouco. Despeje metade das claras batidas ao siri.

3) Distribua o arroz cozido num refratário ou frigideira de inox, coloque por cima o siri e cubra com o restante das claras em neve.  Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.

Bolinhos de siri

 5 colheres de sopa de farinha
 1/2 copo de leite
 2 ovos inteiros
 300g de carne de siri, já limpa
 1/2 cebola picadinha
 1 colher de sobremesa de manteiga
 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picadinh
 1 fio de molho shoyu
 sal e pimenta-do-reino a gosto
 gotas de Tabasco (opcional)

Frite levemente a cebola na manteiga e deixe esfriar. Enquanto isso prepare a massa: bata os ovos e misture a farinha, o leite, a carne de siri e os temperos. Se a massa estiver muito mole, acrescente mais farinha. É importante que a massa fique mole, mas não aguada.
Quando a cebola estiver fria, acrescente à massa e mexa bem. Se gostar, pode acrescentar algumas ervinhas picadas, como cebolinha. Misture tudo e frite em óleo bem quente. Prove o sal do primeiro bolinho e, se estiver sem graça, coloque um pouco mais de sal na massa e mexa bem. Coloque os bolinhos com cuidado num prato com papel-toalha, para absorver bem a gordura.
Acompanha bem uma salada verde e também cerveja gelada… Gotas de Tabasco trazem mais alegria aos bolinhos, assim como um pouco de limão.

Todos os ingredientes que estão nas receitas são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê,
menos a carne de siri crua, mas poderá encontrar o produto prontinho embalados em bandeijas com meia dúzia. É só acompanhar as instruções e se deliciar. Hummmmm!

ESTRAGÃO


De sabor forte e picante, o estragão é utilizado em saladas, carnes, peixes, frangos, molhos e sopas. É uma planta herbácea, da família das compostas, que teve origem na Europa Oriental, na Mongólia e na Sibéria. Na França, é muito cultivado pelas qualidades aromáticas e condimentares e é considerado "o pai das ervas", pois hes realça o sabor. Do estragão, usam-se os brotos novos e as folhas, em saladas, molhos, carnes e frangos, nas conservas de legumes e picles. As folhas, de gosto forte, picante e agradável, podem substituir o sal e o vinagre. O estragão deve ser usado em pequenas quantidades e, no cozimento, só pode ser acrescentado no final, para que não perca seu sabor e sua ação digestiva. Folhas frescas e secas. O fresco tem um aroma mais acentuado que o seco e é muito usado para preparar vinagre aromático, molhos para salada, picles, pratos à base de peixe, frango e carne.




Comentários