COOCERQUI


 

Agrião

 

 

O agrião tem sabor picante, e podem ser consumidos cru em saladas ou cozido, em sopas, refogados e outros pratos salgados. Também é muito visado como planta medicinal, entrando na composição de diversos fitoterápicos populares, como xaropes com mel e outras plantas terapêuticas. O agrião é verdura rica em minerais, como o iodo, ferro, manganês e cálcio, assim como vitaminas A, C e do complexo. No paisagismo pode ser cultivada em rios e laguinhos ornamentais, de forma sustentável, fornecendo alimento e remédio para as pessoas e excelente abrigo para a vida aquática. Nestes casos deve ter seu crescimento controlado, pois pode se espalhar rapidamente.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, irrigado diariamente ou permanentemente inundado. Aprecia água corrente e limpa, além de adubações periódicas. Pode-se iniciar a colheita com cerca de 50 dias no verão e 70 dias no inverno, suportando até 4 cortes seguidos, quando então o canteiro deve ser reformado. Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Medicinal

Indicações:

Afecções respiratórias em geral, amenorréia, bócio, desnutrição, atonia muscular, anorexia, inflamações, afecções da pele e cabelos, etc.

Propriedades: Adstringente, antiescorbútica, antiinflamatória, antitérmica, antitussígena, cicatrizante, descongestionante, diurética, hidratante, expectorante, fluidificante.

Salada de Palmito e Agrião

Ingredientes


2 xícara(s) (chá) de alface crespa picada(s)
2 xícara(s) (chá) de agrião
2 unidade(s) de tomate em rodelas
quanto baste de sal
quanto baste de azeite
quanto baste de vinagre branco
1 unidade(s) de manga picada(s)
3 unidade(s) de rabanete fatiado(s)
4 unidade(s) de palmito picado(s)
1/2 xícara(s) (chá) de azeitona verde
quanto baste de glutamato monossódico
Preparo


Lave bem as verduras em água corrente. Deixe-as de molho por 10 minutos em 2 litros de água com 2 colheres(sopa) de vinagre. Escorra-as e deixe num escorredor para secar bem. Coloque tudo numa travessa e tempere com sal, azeite, Aji-no-moto e vinagre.

CÚRCUMA


É obtida moendo a raiz de uma planta de família do gengibre, de cor amarela e de aroma penetrante e gosto ligeiramente amargo. É um dos ingredientes do caril. Ás vezes é chamada também de açafrão-da-índia. Usa-se em molhos, peixes e crustáceos, como também em pratos à base de aves ou ovos. Industrialmente é usada para o preparo da mostarda.
 
Ah! Na feirinha que foi promovida a "feirão" da Coocerqui de Cerquilho, Boituva e Tietê, entre cores, perfume e sabores você encontra produtos fresquinhos que, pela grande movimentação são repostos praticamente todos os dias.

Comentários