Truco 6

 Confesso aos amigos que não conheço cartas de baralho. Não sei jogar nem o mais elementar deles. Só na observação fui anotando comportamentos... Deu nisso:

TRUCO 6!!!    

                                 

O truco saiu da roça
Enveredou pro asfalto
E fez mestrado
No ABC dos sinais.

Que malandragem é esse jogo.
Cutucações...
É homem que pisca pra homem
Em cada carteada há disfarce
Colega olhando de esgueio...
É só expiação!

Dos jogos de carta
O mais divertido
Dá comichão!

Malandro e malicioso
Esse carteado barulhento
Aproxima amigos
E quem vai chegando
.
Murros na mesa
O jogo é ganho no grito,
No blefe, na manha.
É o espírito do jogo

O truco rola em qualquer canto
Com bebida no entorno
Ninguém é de ferro!
Sinais e combinações são tantos...
Faz parte do jogo.
Fique esperto, seu moço!

Há adversário na espreita
Mirando de rabo de olho.
No truco todo cuidado é pouco...
Outra saideira, seu moço!

E começa tudo de novo!
No racha, no grito, no blefe.
Pra ver em que prateleira
O troféu ganha trono...

Ah! Minha cachorra joga truco!

Pra quem ainda não conhece, ai vai uma piada: "Um casal que tinha um filho pequeno estava preocupado por que o filho não falava uma palavra sequer. Então, de um dia para o outro o filho disse: "Truco!", os pais ficaram felizes, mas durante dias o filho só dizia a mesma coisa. Foi aí que resolveram levar o garoto ao médico. Chegando ao consultório, o menino logo disse ao doutor: "Truco!" - ao que o médico respondeu: "Seis!" - "Nove!" gritou o garoto. No fim da consulta, os pais preocupados, perguntaram ao médico o que o filho deles tinha, ao que ele respondeu: "Só pode estar com zap." "

  Passado isso, num outro dia estava em casa com meus familiares fazendo um churrasco. Sempre que tem comida por perto, os cães latem, choram, rosnam, fazem o possível para chamar a atenção de quem está com comida. Minha cachorra é dessas que latem, e ela late muito, até conseguir o objetivo.
  Certa hora, quando ela veio até mim, eu me lembrei da piada do garoto que gritava truco, e reparei que ela latia como quem gritava num jogo de truco. Foi então que olhei bem nos olhos dela e gritei: "Seis!", e ela imediatamente deu passo para trás. Foi aí que percebi que minha cachorra não apenas joga truco, mas também blefa.

Comentários