COOCERQUI


Paio

O paio é um embutido tradicional de Portugal. O  ingrediente principal é o lombo de porco,  o que o torna um dos enchidos mais populares. Como condimento inclui massa de pimentão, alho e sal. É defumado e o seu calibre é normalmente elevado, ainda que possa haver paios de diversos diâmetros. Possui consistência firme e dura, assim como uma cor brilhante. Pode ser consumido em rodelas, compão..
No Brasil é usano na feijoada.
Outras maneiras do paio ser utilizado:
Caldo verde
Sempre que chega o inverno e começa esfriar,vem aquela vontade de sopas quentinhas e substanciosas. Uma das receitas mais apreciada é o famoso Caldo Verde, um prato rústico e típico dos camponeses do Norte de Portugal, do Minho, para ser mais exato. Uma sopa de batatas, couve picadinha e paio (ou chouriço, como na origem), regada com azeite de oliva português.
Em Portugal, é costume consumir caldo verde depois da meia-noite, e em plena madrugada nas festas de passagem de ano e nas festividades dos santos populares. Assim como a canja de galinha, o caldo verde é uma das sopas tipicamente portuguesas mais fáceis de preparar e das mais populares.
Para variar, receitas existem várias, onde temperos e ingredientes são os mais diversos: alguns acrescentam pimenta do reino em pó, salsinha e cheiro-verde, outros substituem o paio por linguiça calabresa, toscana ou pelo próprio chouriço.
Não importa quais ingredientes sejam utilizados. Como tudo na vida, vale a pena experimentar todas as variações e formas de preparo. Ainda mais com esse tempo frio de inverno. A receita a seguir é a minha favorita até este momento.

Caldo Verde

Ingredientes
250 g de couve-manteiga
1 1/2 litros de água
1/2 colher de sopa de sal
1 kg de batata descascada e cortadas em quatro
1 cebola cortada em quatro
100 gr de bacon picados em cubinhos
4 dentes de alho picados
azeite de oliva
300 gr de paio
Modo de preparo
Lave e higienize bem as folhas de couve, retirando os talos, cortando em fatias finas ou grossas, dependendo do gosto de cada um.
Cozinhe, na água com sal, as batatas descascadas, a cebola, metade do alho, e duas colheres (sopa) de azeite. Uma vez cozidas, retire da panela (não jogue fora a água), deixe esfriar um pouco e passe tudo pelo liquidificador para formar um caldo grosso. Volte esse caldo à panela, misture bem e mantenha em fogo baixo.
Enquanto isso, em uma frigideira grande, frite o bacon em cubos não muito pequenos e depois o alho picadinho, acrescente o paio sem pele e cortado em rodelas para fritar um pouco. Acrescente a couve cortada, refogue até murchar um pouco (não deixe cozinhar demais) e junte tudo ao caldo. Aumente o fogo, corrija o sal, se necessário, e deixe engrossar por mais uns cinco minutos.
Sirva, preferencialmente, em tigelas de barro, regada com um fio de azeite.

Em Portugal toma-se a sopa acompanhada de broa de milho, pão francês ou italiano. Outra opção é preparar um pão de alho: corte as fatias de pão e leve ao forno, como se fosse fazer torradinhas. Numa panela, coloque um fio de azeite e doure o alho. Retire o pão do forno e coloque o alho dourado por cima! Sirva quentinho com o caldo verde  acompanhado de um bom vinho.

Feijão Caseiro com Paio

Tipo de prato: Acompanhamentos
Cozinha: Brasileira

Acompanhamentos, Alho, Feijão preto, Paio, Cebola, Sal, Culinária Popular, Água, Brasileira, Azeite de oliva, Amidos
Rendimento: 25 porções
Ingredientes1 unidade(s) de cebola picada(s)
500 gr de feijão preto
3 dente(s) de alho amassado(s)
quanto baste de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 unidade de paio
1 1/2 litro(s) de água
Modo de preparo: Coloque água para ferver numa panela de pressão enquanto separa e lava o feijão. Depois de lavado despeje na panela com a cebola cortada em rodelas, sal (se gostar coloque uma beterraba média para cozinhar junto). Tampe a panela e deixe cozinhar por 50 a 60 minutos. Espere cuidadosamente o vapor sair (esfriar a panela) desligando o fogo. Prove para ver se o caroço está macio, se estiver, já com a panela aberta, continue cozinhando o feijão enquanto prepara o tempero.
Tempero:
Em uma panela coloque o azeite para esquentar um pouco, depois acrescente o paio cortado em rodelas finas para fritar, acrescente uma pitada de pimenta-do-reino e o alho amassado, deixe dourar um pouco e com uma concha vá colocando o feijão da panela de pressão junto ao tempero, deixe pegar um pouco de gosto na panela do tempero (se for pouca quantidade passe logo para a panela do tempero) e junte toda a quantidade continuando no fogo para pegar gosto e ficar mais cremoso. 

Nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê você encontra paio da Gaiotto, Jumirim, Sadia, entre outras marcas.

COLORAU

Ah! É tempero de origem brasileira extraído do urucum. É usado para dar cor aos alimentos, molhos e preparações caseiras sem interferir no sabor.




Comentários