Pular para o conteúdo principal

COOCERQUI

 

Shoyu

 

 


O molho de soja tem provavelmente origem chinesa e é feito a partir da fermentação de grãos de soja e trigo, agregados a fermento, água e sal. Em substituição ao trigo, também pode ser usado feijão ou milho, que deixam a mistura um pouco mais adocicada. A soja é cozida, o trigo é torrado e levemente esmagado e os dois são misturados para depois receberem o fermento (o mesmo usado para produzir o missô). Na fabricação tradicional, a mistura é fermentada por cerca de três dias, sendo revolvida sempre que a temperatura da massa se aproxima de 40ºC. No final, são acrescentados sal e água. Então, a mistura vai para um tanque onde descansa cerca de um ano até ser filtrada, pasteurizada e embalada. Claro, esse é o método tradicional e caseiro, feito assim desde que foi inventado. O shoyu de boa qualidade não precisa necessariamente ser preto, pode ser marrom ou até mesmo um pouco avermelhado, mas têm que ser translúcido. 

 

O shoyu contém proteínas, cálcio, vitaminas, principalmente do complexo B, e enzimas obtidas com o processo de fermentação da levedura. Tem ação antioxidante e pode prevenir doenças como osteoporose, câncer de mama e do colo do útero. Contudo, possui grande quantidade de sódio e sal. Outra possível restrição ao shoyu é que ele contém glutamato monossódico, que pode ser nocivo se consumido em grandes quantidades, levando em conta que o organismo dos ocidentais não está tão acostumado a essa substância quanto os orientais. Por isso, deve ser consumido com moderação. Hoje em dia já existem as versões light, que contém menos calorias e, o mais importante, menos sal.

No Brasil, o shoyu só "estreou" há 100 anos, juntamente com o início da imigração japonesa para o país. Entretanto, no século XV, os holandeses já haviam descoberto seus encantos e o tempero já começou a circular pela Europa com o nome de Soy. Especula-se que era esse o condimento secreto usado nos banquetes da corte francesa de Luís XIV, servido em potinhos espalhados pela mesa, que fascinava os comensais. O molho de soja japonês era levado para a Europa em garrafas de prata e, apesar de seu custo elevado, acabou tornando-se popular entre os nobres.

Coxas de frango com shoyu

|

Ingredientes

8 coxas de frango

2 dentes de alho amassados

sal

pimenta-do-reino branca

1 colher de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de shoyu

ModoPreparo

Tempere as coxas de frango com alho, sal, pimenta e limão. Deixe tomar gosto por trinta minutos. Pincele as coxas com shoyu, leve-as ao microondas por 10 minutos na potência alta, inverta-as, e retorne ao microondas por mais dez minutos na potência alta, ou se preferir coloque pra assar no forno convencional.

Salada de Grão-de-Bico com Ervilha Torta



Ingredientes
250 gramas: Ervilha torta (vagem);
250 gramas: Grão-de-bico;
1 colher de sopa: Óleo de gergelim;
1/2 unidade: Cebola ralada;
3/4 colher de sopa: Molho de soja – shoyu ligth;
100 gramas: Salame – pepperoni;
1 unidade: Alho dente.

Modo de preparo

  1. Deixe o grão-de-bico de molho 12 horas.
  2. Cozinhe o grão-de-bico com água até ficar macio (25 minutos), escorra e reserve.
  3. Higienize as ervilhas torta e retire o fiozinho lateral, puxando o pezinho para a lateral (esse fiozinho é desagradável encontrar-se enquanto se come a ervilha), reserve.
  4. Coza a ervilha torta em água fervente por 3 minutos, escorra, reserve.
  5. Doure a cebola, o alho finamente picado no óleo de gergelim ou azeite, o molho de soja, junte a ervilha torta misture e deixe por mais 3 minutos
  6. Em um prato redondo ou travessa decore a salada de grão-de-bico com ervilha torta a seu gosto ou segundo a foto.
  7. Caso necessite pode colocar na salada de grão-de-bico mais molho de soja e óleo de gergelim.
  8. Sirva a salada de grão-de-bico com ervilha torta como uma refeição leve mas muito nutritiva ou acompanhar um prato de carne.


O SHOYU e os demais ingredientes sugeridos são facilmente encontrados nas prateleiras da COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.
Ah!. Até a próxima postagem. Fui!

Comentários