COOCERQUI


Queijo Gouda

Massa firme e prensada, textura lisa com pequenos buracos, sabor de avelã.
O queijo Gouda, conhecido mundialmente é de origem holandesa.
No Brasil é um queijo produzido de forma similar ao queijo prato, mas tem caractrísticas típicas como massa mais untuosa, sabor suave ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina. Pode ter olhaduras ou ser de massa fechada.
Em geral têm formato cilíndrico e pesam de 2 a 3 kilos.
Seu acabamento pode ser em solucão de magenta ou parafinado.

Bauru do Ponto Chic – O verdadeiro Bauru

Sanduíche leva rosbife, três tipos de queijo, tomate e pepino em conserva.
Se você entra em uma lanchonete, pede um bauru e recebe um sanduíche feito no pão francês com fatias de queijo prato, presunto e rodelas de tomate, saiba que está levando gato por lebre.
O verdadeiro bauru tem como ingredientes fatias de rosbife, de tomate, de pepinos em conserva e uma generosa mistura de três queijos (gouda, estepe e prato) derretidos em água fervente, recheando o pão francês.
E esse sanduíche não é uma novidade, não. Foi criado em 1922 pelo radialista Casemiro Pinto Neto, na lanchonete Ponto Chic, do Largo do Paissandu. Na época, Casemiro frequentava o local e entre uma aula e outra no Largo São Francisco, pediu que fosse montado esse lanche – mais tarde, a delícia receberia o nome da cidade de seu inventor.
De tanto Casemiro pedir a iguaria, outros clientes também quiseram provar o prato, que virou mania e foi muito bem aceito.
Hoje, o sanduíche é o carro-chefe do Ponto Chic. Lá, chegam a ser vendidos 22 mil baurus por mês, nas três lanchonetes da rede.

Agora que você já conhece o verdadeiro bauru, que tal fazer o sanduiche em casa? Veja como é fácil:

Ingredientes
70 gramas de rosbife em fatias
100 gramas de queijo (proporções iguais de gouda, estepe e prato)
Duas rodelas finas de pepino em conserva
Duas rodelas finas de tomate maduros
1 colher de sopade de manteiga
300 ml de água
 Modo de preparo:
Para fazer o rosbife pegue uma peça inteira de lagarto, asse em fogo alto, deixando dourado por fora e ao ponto por dentro. Depois de assado deixe esfriar até adquirir consistência para ser fatiado.
Esquente a água com manteiga e coloque os três queijo e e espere derreter. Recheie um pão francês sem miolo com o rosbife, as rtodelas de tomate, as rodelas de pepino e o queijo derretido. Sirva imediatamente.

Salada de Frango crocante

Ingredientes:
Alface verde e agrião
1/2 frango assado
150 grs de tomate cherry
1 lata de milho
150 grs de massa cotovelinhos
150 grs de queijo Gouda
100 grs de cubos de pão
100 grs de bacon

Molho para a salada:
1/2 caldo de legumes
10 colheres de maionese light
1 iogurte natural de soja
1 cenoura raspada
Preparação:

Corte o bacon em cubos e toste-os numa frigideira, juntamente com os cubos de pão. Reserve.
Coza a massa em água e sal e reserve.
Numa saladeira, coloque a alface e os agriões, previamente lavados. Adicione, de seguida, o frango desfiado, a lata de milho, os tomates, o queijo cortado em cubos e a massa. Misture bem. Por cima coloque depois os croutons e o bacon.

Preparação do molho: Num liquidificador, misture a cenoura com o caldo de legumes e verta depois para um recipiente grande. Adicione a maionese e o iogurte e mexa bem.
Sirva depois a salada regada com este molho.
Observações:
Pode guardar o molho da salada numa garrafa e colocar no frigorífico. Aguentar cerca de 10 dias.


COENTRO

Muito utilizado em peixes e frutos do mar, sopas, molhos e saladas, o coentro é muito parecido com a salsa e tem aroma e sabor muito fortes. Provavelmente oriunda da Europa Meridional, esta planta da família das umbelíferas é encontrada espontaneamente na Espanha e é bastante consumida no Brasil, principalmente no Nordeste, sendo um dos temperos básicos para todos os pratos salgados dessa região.
Do coentro, utilizam-se as folhas frescas ou as sementes (inteiras ou moídas). De um sabor um tanto ardente e picante, vai bem em sopas, molhos, cereais, feijões e ensopados. É indispensável numa boa peixada e também em aves. Mas deve-se administrá-lo com cuidado, pois, quando consumido em grandes doses, pode ser venenoso. Pode ser encontrado em grãos e em folhas e tanto o aroma quanto o uso são totalmente diferentes. O coentro em folhas (fresco) é parecido com a salsa, só que é mais claro e frisado do que essa e com um perfume muito mais penetrante. As sementes são redondas, de cor marrom-clara e com sabor doce que lembra o anis. O coentro em folhas é tempero indispensável para a moqueca e o vatapá, além de ser um tempero básico em muitos pratos baianos, especialmente os de peixe. O coentro em grãos é muito usado, depois de moído, no preparo de biscoitos e pães de especiarias e vários pratos salgados; quando inteiro, serve especialmente para picles, vegetais à grega e para o preparo da mortadela.

Ah! O queijo Gouda está em promoção nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.




Comentários