Reinaldo Grando (Rei)

Arte naif

A palavra “naif” é de origem francesa e não existe tradução ao pé da letra para o português. No entanto, no português, podemos dizer que “naif” é arte em que o artista não aprendeu na escola. Pinta por puro instinto. E que podemos chamar de arte ingênua, primitiva... Em Cerquilho, como representante desta arte temos o internacional Américo Modanez.
A introdução foi feita para que eu pudesse falar um pouco sobre o Reinaldo Grando – o conhecidíssimo e querido Rei. Ele nasceu em dois de fevereiro de 1966, em Cerquilho e é portador da Síndrome de DOWN.
As pinturas da ilustração foram feitas por ele, da maneira dele, sem que ninguém interviesse com sugestões ou qualquer outro palpite.
Rei ainda mora no antigo casarão da família Grando, juntamente com uma das irmãs e o cunhado. O interior da capela onde ele aparece, históricamente foi a primeira Católica Apostólica Romana, em nosso município.
Sua morada fica bem no centro de Cerquilho, onde procuram manter costumes de antigamente. Ainda pode-se ver cerca de bambu, de arame farpado, laranja, mexirica, jaboticaba, abacate, castanha, galinha, pato, ganso, passarinho, boi... flores, muitas flores. Da cozinha saiu um bolo de fubá quentinho, perfumado, fofinho. Néctar dos deuses.
Bem, nem tudo ali é melancolia. O Casarão está equipado com todas as aparelhagens que a vida moderna exige. Um verdadeiro paraiso.



Rei na sala do Casarão  - móveis antigo
 

Rei na Capela do Casarão


Rei com amiga na varanda do Casarão





Rei tem profusão de quadros espalhados pelas paredes.


Quer se comunicar com o artista? Então escreva para:  -  reinaldogrando@gmail.com


Comentários