COOCERQUI

Uva Red Globe

 

Origem
Conhecida cientificamente como Vitis vinifera, a uva é uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Tendo origem datada em 6.000 AC, na Ásia, sua produção se espalhou por todo o mundo.

Propriedades
A uva é fruta rica em carboidratos e apresenta boa quantidade de vitaminas do complexo B e C, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Além disso, a uva contém compostos antioxidantes e anticancerígenos. Sua casca contém resveratrol, que inibe o agrupamento de plaquetas, a formação de coágulos sanguíneos e aumenta o HDL (bom colesterol). A ação benéfica do consumo de uva sobre a saúde deve-se à presença de compostos fenólicos em sua composição, os quais atuam como agentes antioxidantes, combatendo o excesso dos radicais livres associados ao surgimento e/ou agravamento de várias doenças de origem degenerativas, tais como: diabetes, câncer, aterosclerose, entre outras.

Salada de Frutas e Nozes


 Ingredientes

12 uvas Red Globe
12 uvas Itália
1 pêra portuguesa
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de suco de limão (de preferência siciliano).
Nozes

Preparo
As uvas devem ser cortadas ao meio e retirando os caroços
Cortar a pêra em fatias e depois em palitinho
Misturar tudo com azeite e o suco de limão
Colocar as nozes por último
Fácil, né? Mas de encher os olhos e dar água na boca.

Uvas quentes ao molho de chocolate


Esta receita de uvas quentes ao molho de chocolate é fabulosa para ser apreciada neste tempinho. As uvas Red Globe são docinhas, redondinhas e, com quase nada de sementes e combinam perfeitamente com este creme aveludado de cacau.
Ingredientes:
450 g de uvas (pode ser cereja ou moranguinho)
4 colheres de sopa de água
1/4 xícara de açúcar
raspas de 1 limão siciliano
4 colheres de sopa de conhaque
4 colheres de sopa de creme de leite de caixinha
1 colher de sopa de cacau em pó.
Modo de Fazer:
Em uma panela junte o açúcar, a água e as raspas de limão. Leve a panela ao fogo e mexa até o açúcar derreter. Verta as uvas nesta calda e misture em fogo alto por cerca de 1 minuto. Retire as uvas com uma escumadeira, colocando em uma frigideira e reserve a calda na panela.
Adicione o creme de leite e o cacau à calda reservada na panela e leve ao fogo brando até obter fervura e a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve.
Leve a frigideira com as uvas ao fogo, adicione o conhaque e flambe. Agregue o molho de chocolate às uvas flambadas e sirva imediatamente em potinhos.
Um luxo! Quem resiste?

Compota de Morango e Uva


Ingredientes :
1/2 kg de morangos
250 g de uvas "red globe"
2 dl de água
300 g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:
Lave bem as frutas, retire os cabinhos dos morangos e corte em pedacinhos. Corte as uvas ao meio, retire a pele e os caroços e coloque numa panela, junte o pau de canela, o açúcar e a águacorte em pedaços para dentro da panela, junte o pau de canela, o açúcar e a água e mexa bem e leve ao lume e deixe ferver bem durante uns 15 minutos até começar a secar, se necessário acrescente um pouquinho de água.Depois de apagar o lume coloque a compota em potezinhos e feche bem.



Todos os ingredientes são encontrados facilmente nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.
Caril - Trata-se de uma mistura de várias especiarias, característica da cozinha indiana, mas utilizadas também em outros pratos como carnes, peixes e aves, além de ovos e queijos, molhos em geral e sopas. É sempre em pó.
 


Comentários