Coocerqui

 

Manjerona



Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

Desde a idade média que esta planta é utilizada para tratar de diversas dores, utilizada com maior frequência para a dor de dentes. Esta planta designada por manjerona é julgada como erva ou planta perene que após a cultivação pode atingir cinquenta cm de altura, adquirir folhas ovais e pequenas com sabores doces do pinho e do citrino.
Para que esta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio. A manjerona necessita de área mais ampla de forma que a mesma possa desenvolver o crescimento da sua raiz de uma forma adequada, é recomendado que a coloque num vaso maior ou canteiro de jardim. No entanto, para que tudo corra bem é necessário seguir as instruções abaixo recomendadas:
Para utilizar esta planta como método medicinal é sempre aconselhado existir acompanhamento de um médico, uma vez que a manjerona é planta que tal como todas as suas tem os seus efeitos secundários, tal como por exemplo: diarreia, falta de apetite, flatulência e má digestão (estes são os principais possíveis efeitos).
Normas de utilização
1) É preciso ter em atenção que apenas as partes de cima desta planta é que contêm propriedades medicinais.
2) As folhas da manjerona são muito populares na cozinha grega e italiana, especialmente na preparação de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas e são também muito utilizadas para dar sabor nos óleos e vinagres.
3) O chá de manjerona é indicado no tratamento de reumatismo e artrites, assim como em gripes, constipações, transtornos digestivos, e feridas mal cicatrizadas.
A manjerona é uma planta especial, não só por poder ser utilizada em vários tratamentos medicinais, como também por ter uma história extremamente interessante. A manjerona é planta da família do orégano e era uma das ervas favoritas de Afrodite ( deusa do amor ) e simbolizava a felicidade. 

Até hoje, a manjerona é considerada como a erva do amor eterno, utilizada em enfeites por noivos e amantes. Quem decide hoje em dia fazer uma visita à Grécia, depara-se com manjeronas silvestres que cobrem grande parte da paisagem e que expelem o seu perfume pela zona.
Outras curiosidades suplementares da manjerona
Na Europa o sumo da manjerona já foi muito utilizad
o para lustrar os móveis e tingir as lãs de vermelho.
Surpresa de Anchovas ou com outro peixe semelhante
6 pimentões
6 anchovas salgadas
2 dentes de alho
200g de azeitonas verdes
1 macinho de manjericão
Manjerona
Sal
Pimenta-do-reino
Alcaparras
Azeite
Farinha de rosca

Modo de Preparo:

Lave e enxugue os pimentões que devem ser grandes e carnudos. Leve-os ao forno quente por alguns minutos retire a pele e corte-os em tiras largas. Pique finamente o alho com manjericão e manjerona a gosto. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente as alcaparras inteiras, mas dessalgadas (deixe previamente de molho em água fria, trocando várias vezes) e metade das azeitonas indicadas, descaroçadas e grosseiramente picadas. Amoleça o composto com pouco azeite e depois arme o prato: disponha numa forma refratária uma camada de tiras de pimentão. Sobre ela distribua um pouco do composto preparado, polvilhe com farinha de rosca e acrescente alguns pedaços de anchovas dessalgadas e reduzidas a filés e algumas azeitonas inteiras. Faça uma segunda camada de pimentão e repita a operação anterior. Continue até terminar os ingredientes, regando cada camada com um fio de azeite. Leve ao forno quente por 15-20 minutos. Retire do forno e sirva morno ou frio, como entrada. E excelente como guarnição de carnes assadas ou grelhadas.

Torta de queijo coalho com manjerona


Ingredientes

Massa:
3 xícaras de chá de farinha
200 g de manteiga gelada
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de leite

Recheio:
2 colheres de chá de azeite
2 cebolas roxas em tiras
2 xicaras de chá de queijo coalho amassado
1/2 xícara de chá de leite
2 ovos
Sal
Pimenta
2 colheres de folhas de manjerona picada

Instruções

Massa:
Misture a farinha com a manteiga em cubos, o fermento e o sal, até obter uma farofa grossa.
Adicione o leite e bata até formar uma massa homogênea.
Abra com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada.
Forre o fundo de uma forma de fundo removível,apare as bordas e reserve.

Recheio:
Aqueça o azeite e doure a cebola.
Bata o queijo com o leite, os ovos, sal e pimenta.
Misture a manjerona e a cebola e coloque sobre a massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 220°C por 35 minutos ou até dourar.

Todos os produtos são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.


Ah! MANJERONA
Originária do Oriente, a manjerona pode substituir o orégano, por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizada em carnes, como as de porco e carneiro, queijos e ovos. É posta a venda tanto fresca quanto seca e, como todas as ervas aromáticas, é melhor quando fresca. Pratos à base de peixe, ave, ovos, queijo, legumes e recheios, sopas, especialmente no minestrone.

Comentários