Coocerqui


Maçã Granny Smith in natura



A maçã verde é fruta originária da Europa e da Ásia, tem formato oval e profunda depressão no ponto de inserção da haste. A maçã verde possui vitamina A e vitaminas do complexo B o que proporciona ação protetora contra infecções. A maçã verde ainda é rica em fibras-solúveis na polpa e insolúveis na casca, estas auxiliam no combate a prisão de ventre e no controle dos níveis de colesterol.
A maçã verde também é muito usada em dietas alimentares para perda de peso. Cada 100 gramas de maçã verde fornecem 61 calorias. A maçã verde apresenta um alto teor de potássio e produz excelente quantidade de fibras. 
A pessoa que come pelo menos cinco Maçãs Granny Smith por semana respira melhor. Em recentes estudos realizados por diversos pesquisadores, homens que comeram quase uma maçã por dia tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a Maçã Granny Smith retarda o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservam as células.
Na culinária, a maçã  verde pode ser consumida em diversos tipos de doces como tortas, sucos, bolachas, cereais entre outros.

Salada de Repolho com Maçã Verde

Ingredientes: duas xícaras de chá de repolho (verde ou vermelho) em tiras, 1 cenoura ralada, 1 maçã verde em cubos pequenos, 1 pimentão vermelho em tiras e 4 colheres de sopa de uva passa.
Preparo: Misture tudo em uma travessa, adicione sal e outros temperos a gosto e coloque bastante maionese.


Salada russa adaptada

Esta salada é uma das minhas preferidas. A base é da conhecidíssima sala russa. Inventar variantes é preciso.  
Esta foi uma idéia que retirei de uma salada que comi uma vez num restaurante e que apreciei tanto a acidez da maçã nesta mistura que decidi experimentar em casa de amigos. Fica realmente uma combinação bem diferente mas muito agradável.

Ingredientes
 2 maçãs Granny Smith, cenoura, batatinha...
Folhas de alface
100 g maionese
1 colheres sopa ketchup
coentros frescos
1 pitada de sal

Confecção
As maçãs devem cruas e descascadas. As cenouras, as batatinhas... devem passar por água fervente para branquear.
Depois de tudo frio dispor elegantemente numa saladeira, levar para geladeira por uns 30 minutos e servir para que todo colorido faça a festa dos convidados. Gente, salada fácil e de grande efeito.

Maçã verde gratinada

Ingredientes
3 maçãs verdes descascadas
Caldo de dois limões
1 xícara de açúcar
Canela em pó a gosto
1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer
Corte as maçãs em fatias não muito finas, arrume-as num refratário untado com margarina, regue com o caldo de limão e, em seguida salpique açúcar e canela misturados.
Leve ao forno até que doure
Sirva gelado com creme de leite.

Salada de maçã verde com pepino



1 pepino
1 maçã verde grande
4 fatias de presunto 
1/3 xícara de uvas passas (pode ser branca)
1 colher de sopa (rasa) de maionese 
Uses os temperos da sua preferência  


Ah! ALHO -
Empregado como condimento para todos os tipos de pratos, esta planta da família das liláceas, provavelmente originária da Europa Meridional e da Ásia Central, faz parte da mitologia, do folclore, da história e, é claro, da alimentação de quase todos os povos. O cultivo do alho começou muito antes do registro da escrita, mas sabe-se que a maioria dos mitos relacionados a ele resultam do seu cheiro extremamente ativo e desagradável a muitos. Este é causado pelo seu principal componente, um óleo volátil, sem o qual o alho perderia muitas de suas comprovadas características alimentares e medicinais. Do alho, utiliza-se o bulbo, composto pelos dentes. Retirando-se a pele, o dente pode ser usado esmagado, picado, fatiado, grelhado, assado ou frito.

  

Comentários