OS PECADOS DOS VENDEDORES – A CONSULTORA DE ETIQUETA Cláudia Matarazzo destaca as gafes mais comuns cometidas pelos atendentes.
·        Forçar uma intimidade que não existe. Chamar pelo apelido (por tio, sem ser, nem pensar!) e perguntar sobre a vida pessoal soa falso demais.
·        Questionar repetidas vezes se a peça serviu enquanto o cliente ainda está no provador. A pessoa sente-se pressionada e perde a vontade de experimentar.
·        Montar guarda na porta do provador. Para não ser evasivo é melhor colocar-se à disposição e opinar apenas quando for solicitado.
·        Não dar preferência ao primeiro cliente a entrar na loja. A prioridade é a ordem de chegada e não o suposto poder aquisitivo do consumidor.
·        Fechar a cara ou tentar se esquivar quando surge uma troca, situação em que o vendedor não ganha comissão.
·        Oferecer peças que fogem do pedido. Empurrar uma jaqueta de couro quando a pessoa só quer uma bermuda irrita qualquer um.
·        Fazer conchavo com os colegas para dizer ao cliente que outra pessoa deseja aquele mesmo produto “o último da loja”.
·        Não saber dar informações sobre os tipos de tecido ou a inspiração da coleção o que passa a impressão de inexperiência.

Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Os livros nos ajudam a crescer, mesmo assim poucos lêm. Imagine se ajudassem a engordar.

Comentários