Laranjinha kinkan


Laranjinha kinkan prontinha para mesa e para doces em conserva
Doce de Laranjinha Kinkan.

A provável origem da fruta é a China, de onde se espalhou para outros países da Ásia, principalmente o Japão. "Kumquat" ou "chin kan", em chinês, e kinkan, em japonês, significam "laranja de ouro".
Não é exatamente uma laranja. Eduardo Stuchi, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical explica que a espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus (que inclui laranjas e tangerinas, entre outras). A kinkan apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos, a casca mais fácil de digerir e a proporção entre teores de açúcar e grau de acidez.
Acredita-se que a "laranja de ouro" chegou ao Brasil com a primeira leva de imigrantes japoneses. Mas os portugueses já conheciam a fruta na época do Brasil Colonial - há registros do século 17 - em que missionários portugueses na China descrevem a fruta. Seja como for, é nas áreas onde os japoneses se estabeleceram que a kinkan é mais cultivada. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam em São Paulo.
A kinkan é rica em vitamina C (151 mg/100 g), cálcio (266 mg/100 g), potássio (995 mg/100 g) e boa fonte de vitamina A, fósforo e outros micronutrientes.

Então vamos a receita:
Ingredientes:
-1 1/2 kg de laranjinha kinkan
- 2 xícaras de açúcar cristal
-canela em pau
- cravo
Lave as laranjinhas e depois corte ao meio cada uma, deixando de molho por 3 dias e trocando a água várias vezes. No 3° dia você vai ver que a polpa começa a desgrudar da casca, escorra toda água e vá retirando a polpa, é só apertar que sai bem fácil. Você deixa do tamanho que desejar para fazer o doce.
Coloque as cascas na panela, cubra com água e deixe ferver bem, depois acrescente a canela, o cravo e quando a água diminuir, coloque o açúcar cristal, deixe em fogo baixo e vá mexendo de vez em quando, até ficar no ponto do doce, e ao seu gosto, se quer com muita calda ou com menos calda. Demora um pouquinho, mas fica bom demais.
Coloque em vidros escaldados com água fervente e está pronto.

 

Compota de kinkan



Para vocês mais ou menos as proporções e o jeito de fazer compota de kinkan. Lave bem boa quantidade de kinkans e divida-as em quatro. Descarte o miolo, juntamente com as sementes. Coloque numa panela, cubra com água e deixe cozinhar em fogo médio até que fiquem bem macias. Escorra e reserve. Faça uma calda com uma parte de açúcar e outra de água na quantidade que julgar necessária para submergir as barquetes de kinkan. Leve para ferver com 1 cravo e 3 folhas de laranjeira ou limoeiro para cada xícara de açúcar. Quando formar um xarope ralo, coloque as laranjinhas reservadas. Deixe ferver por 10 minutos ou até que estejam impregnadas com a calda. Coloque em vidro aferventado ainda quente, tampe e espere esfriar antes de guardar na geladeira por até 2 semanas (desde que estejam imersas na calda). Sirva com sorvete, nata ou queijo.

Linguiça aperitivo com laranjinha kinkan

Azeite ou óleo o quanto baste
250 g de mini-lingüiças do tipo calabresa, cozidas, cortadas ao meio (ou lingüiças grandes, fatiadas)
250 g de laranjas do tipo Kinkan, cortadas ao meio, e sem as sementes.
4 colheres (sopa) de açúcar
1 maço pequeno de manjerona
3 colheres (sopa) de mostarda
3 colheres (sopa) de shoyu
Água o quanto baste

Preparo:

- Esquente bem uma frigideira ou panela e coloque alguns fios de azeite; toste as lingüiças até que fiquem levemente coradas; retire e reserve.
- Na mesma panela, sem limpar, coloque o açúcar e deixe formar um caramelo não muito escuro.
- Junte o shoyu e a mostarda ao caramelo e misture bem.
- Acrescente um pouco de água e mexa; quando voltar a ferver, junte as laranjinhas e deixe que cozinhem por cerca de quinze minutos, acrescentando mais água se for necessário.
- Apague o fogo e acrescente as folhas de manjerona picadas com as mãos sobre o as laranjinhas; mexa bem.
- Coloque as lingüiças em uma vasilha funda e regue com as laranjinhas no molho; misture bem e sirva com palito aperitivo.
Está aí um delicioso aperitivo agridoce para o belisque acompanhado de caipirinha e, porque não: cervejinhas – muitaaas!

- Nunca dei importância a essas laranjinhas. Depois das pesquisas que fiz sobre elas não vou deixar de fazer experiências com essas mimosas frutinhas.
As laranjinhas e todos os demais ingredientes das receitas são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.

Ah! Alfavaca de origem brasileira, esta planta é geralmente utilizada em molhos e sopas. A alfavaca tem um sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas.  

Comentários