A história do queijo gorgonzola

 

A história diz que o queijo foi descoberto por acaso há milhares de anos antes de Cristo, no Oriente Médio por um árabe nômade que trazia com seus alimentos uma espécie de cantil feito de estômago de cabra contendo leite também de cabra. Em certo momento, ao tentar beber o leite ao invés de sair o próprio leite saiu um liquido ralo semelhante a água suja, espantado, mas curioso. Abriu o cantil e descobrir uma espécie de coalhada branca que devido a situação jamais poderia ser dispensada e ao provar encontrou sabor agradável. Nasce assim o primeiro queijo e isso faz com que seja um dos alimentos preparados mais antigo do mundo.
A riqueza da historia da origem do queijo dificulta muito tratarmos em apenas um artigo,  falaremos de um tipo de queijo por vez e nessa primeira vez trataremos do gorgonzola.
Gorgonzola é uma pequena cidade situada ao norte da Itália, perto de Milão com aproximadamente 18 mil habitantes que criou um dos mais famosos queijos de todo mundo. A história do queijo na Itália se confunde com a própria historia italiana onde desde os reinados dos Césares o queijo tornou-se peça importante da alimentação dos italianos. Existe registro histórico onde é relatado que no ano de 879 dC, o bispo de Milão fez doação de queijo Gorgonzola, que era produto de alto valor, à escola de Santo Ambrósio, padroeiro da cidade, comprovando assim a importância desse alimento para a população da região milanesa.
Para acompanhar este prato a sommelliére Fernanda Vianna nos da uma dica: Cuidado ao harmonizar o queijo gorgonzola com vinho, esse queijo por ter sabor marcante pode ofuscar o sabor do vinho, mas ela recomenda um vinho Malbec (tinto seco) argentino. E para quem quer conhecer um pouco mais a respeito de vinho a sommelliére estará ministrando a palestra “Os Rituais do Vinho”, para maiores informações acesse o site www.lexcellence.com.br ou pelo telefone (61) 3039-8700.


 Penne com gorgonzola


Ingredientes:

Porção para 4 pessoas:

500g de massa tipo penne
2,5 xícaras de chá de queijo gorgonzola amassado
100 g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de cebola picada
80 g de farinha de trigo
700 ml de leite morno
300 g de creme de leite fresco (pode ser em lata)
Sal

Modo de preparo:

Em uma panela derreta a manteiga e acrescente a cebola, antes dela dourar acrescente lentamente a farinha previamente peneirada, cuidando sempre para não deixar empelotar. Delicadamente despeje o leite mexendo sem parar faça com que a mistura se transforme em creme homogêneo. Se o creme de leite for fresco, junte ao preparado e aguarde fervura, mas se o creme de leite for de lata ou caixinha, aguarde o final da receita para acrescentá-lo. Agora com o fogo baixo, acrescente o gorgonzola e mexa até desmanchar o queijo. Experimente, caso necessário acrescente sal. Desligue o fogo. Em um refratário, despeje o penne previamente cozido e misture com o molho, coloque no forno médio por uns 10 minutos. Está pronto, sirva imediatamente.

Queijo que se parece com o roquefort francês, mas de origem italiana. De sabor picante, é caracterizado por veios azuis. Tem massa macia e quebradiça. Encontra-se à venda já cortado, principalmente em fatias embrulhadas em papel alumínio. Servido na tábua de queijos, com bolachas, como aperitivo, em sanduíches ou lanches e, muitas vezes, em pratos salgados, quentes e frios.
Lasanha Verde com Espinafre, Gorgonzola, Mussarela
e Molho Branco

Ingredientes
Rende 6 porções

200 g de massa para lasanha pré-cozida
100 g de manteiga
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
200 g de queijo gorgonzola
200 g de espinafre cozido
• 12 fatias de queijo mussarela
• 1 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (150 g)
Modo de Preparo
Derreta a manteiga e em seguida adicione a farinha de trigo. Mexa até começar a cozinhar e despeje aos poucos o leite morno. Continue mexendo até ficar cremoso. Acrescente o queijo gorgonzola e o espinafre já cozido escorrido e picado. Cubra o fundo de um refratário com o molho. Faça camadas com a massa, a mussarela, o molho e o parmesão, até quando desejar. Termine com o molho e o parmesão. Leve ao forno a 170ºC por 40 minutos.

Ah! ALHO - Empregado como condimento para todos os tipos de pratos, esta planta da família das liláceas, provavelmente originária da Europa Meridional e da Ásia Central, faz parte da mitologia, do folclore, da história e, é claro, da alimentação de quase todos os povos. O cultivo do alho começou muito antes do registro da escrita, mas sabe-se que a maioria dos mitos relacionados a ele resultam do seu cheiro extremamente ativo e desagradável a muitos. Este é causado pelo seu principal componente, um óleo volátil, sem o qual o alho perderia muitas de suas comprovadas características alimentares e medicinais. Do alho, utiliza-se o bulbo, composto pelos dentes. Retirando-se a pele, o dente pode ser usado esmagado, picado, fatiado, grelhado, assado ou frito.

Comentários