Carne-seca


A carne-seca, típica do Nordeste do Brasil, também conhecida como charque ou jabá, é um método de conservar carne, em geral bovina, salgando-a e empilhando-a em lugares secos. As mantas de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação.Segundo Luís da Câmara Cascudo, a carne-seca pela exposição solar é de origem pré-histórica.

Na verdade preparar esse tipo de carne em casa não vale mais a pena. Dá uma trabalheira danada. Nas Coocerqui de Cerquilho, Boituva, Tietê (em breve na Nova Cerquilho) você encontra ela prontinha é só dessalgá-la e mandar ver nas receitas abaixo e, porque não, em outras que você encontrar. 

CARNE SECA COM MANDIOCA


500 gramas de carne-seca

2 cebolas
1 dente de alho
3 colheres de sopa azeite extra virgem.
sal
pimenta
500g de mandioca cozida e cortada em pedaços 
Modo de Fazer
Primeiramente deixe a carne seca por pelo menos 12 horas em água para dessalgar, neste tempo troque esta água 3 vezes, tire a gordura da carne e leve para cozinhar 20 minutos em panela de pressão ou até que fique macia, deixe esfriar e corte-a em pedaços pequenos.

Em uma panela coloque o azeite, a cebola cortada em tiras e o alho amassado, refogue até as cebolas começarem a dourar, depois acrescente a carne já cortada e refogue novamente muito bem, então é hora de acrescentar a mandioca já cortada e misturar tudo lentamente, colocar pimenta, achar o ponto do sal e deixar tudo tomar gosto.

Estas quantidades servem aproximadamente 3 pessoas com outros acompanhamentos como cervejinha, caipirinha...




Arroz carreteiro com carne-seca

O arroz carreteiro é um prato típico brasileiro que vem de muito tempo fazendo o gosto de todos que apreciam a comida brasileira. O prato é de origem do Rio Grande do Sul, o nome do prato advém de tropeiros que andavam pela região. Os tropeiros andavam junto com os carreteiros e eles preparavam o arroz se tornou popular até hoje em dia. O arroz além de gostoso é muito fácil de preparar. Os primórdios não utilizavam todos os condimentos, hoje em dia há muitas especiarias para que o arroz fique ainda mais saboroso.
A receita é muito fácil e para o fim de ano pode ser um prato especial. Com condimentos que não são difíceis de encontrar e nem são tão caros, o prato se torna ainda mais vantajoso na hora do preparo. Vamos a receita dessa deliciosa refeição extremamente brasileira. Com o fim de ano já perto, um prato especial para que essa passagem seja incrivelmente inesquecível.
Ingredientes
3 xícaras de arroz cru.
5 xícaras (de chá) de água
1 kg de carne seca
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande ralada ou batida
6 dentes de alho batidos com faca
300 g de bacon cortado em quadradinhos, pimenta-do-reino.
O preparo é fácil deixe de molho a carne seca, picada em pedaços médios, e água que deverá ser trocada a cada quatro horas deixar também a carne repousar uma noite fora da geladeira. Após esse processo coloque a carne em uma água para ferver mais ou menos quarenta minutos, em uma panela de pressão, até que a carne esteja macia.
Caso a carne permaneça endurecida coloque por mais dez minutos na água quente na panela de pressão. A carne já preparada pique em pedacinhos bem pequenos quase que pedaços parecidos com uma carne moída, tire todo o excesso de gordura. Em outro recipiente frite a cebola, o alho, o bacon e por ultimo misture a carne. Depois acrescente o arroz, fritando ele e coloque água veja se o sal está a gosto espere secar a água do arroz e está pronto.

Carne seca na moranga 


1 moranga grande
3 colheres de sopa de óleo
1 kg de carne seca magra
1 cebola
3 tomates grandes maduros
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 copo de requeijão
2 dentes de alho
Salsa e cebolinha verde picada
200 g de mussarela fatiada
Sal

Modo de preparar:
Deixe a carne seca de molho em água fria de véspera e troque a água por várias vezes para eliminar o sal. Corte uma tampa da moranga, retire as sementes e reserve parte da polpa. Lave bem a casca e coloque a moranga com a tampa numa panela, cubra com água e sal a gosto. Cozinhe até que esteja macia, mas firme. Escorra e reserve. Retire as sementes dos tomates e dos pimentões e corte em cubinhos. Corte do mesmo modo a carne seca e a polpa da moranga. Pique bem fininha a salsa e a cebolinha verde . Numa panela refogue no óleo, a cebola. Junte a carne seca e deixe fritar um pouco. Junte o tomate e os pimentões e refogue aproximadamente 5 minutos. Junte 2 copos de água quente, cozinhe até a carne amaciar e o molho engrossar. Junte a polpa da moranga picada, a salsa e a cebolinha. Forre o interior da moranga com fatias de mussarela e pedaços de requeijão. Coloque o refogado dentro da moranga, o requeijão e cubra com fatias de mussarela, tampe a moranga. Leve para assar em forno médio (180 ºC), preaquecido aproximadamente 35 minutos. Sirva com arroz.

Ah! A alfavaca é de origem brasileira. Esta planta é geralmente utilizada em molhos e sopas. A alfavaca tem sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas.

Comentários