Bacalhau


BACALHAU
O bacalhau é peixe nobre, nutritivo e muito apreciado nas receitas da cozinha internacional e por aqui também.
Prático, ao contrário do que muitos pensam, o Bacalhau pode ficar pronto para ser preparado com meses de antecedência. O segredo é dessalgar logo após a compra e congelar. Assim, quando surgir a vontade de comer Bacalhau, basta tirá-lo do freezer e prepará-lo seguindo a receita preferida. De sabor inconfundível, o Bacalhau é bastante versátil: em forma de bolinho, de torta salgada, desfiado ou em postas, não há maneira em que o peixe não fique saboroso. O que vale é a criatividade de quem vai para a cozinha.

Bacalhau de Sexta-feira Santa do Interior Paulista

Ingredientes
1 kg de bacalhau
1 kg de batata
500g de tomate
500g de cebola
200g de azeitona
2 maços de cheiro verde completo
Azeite a gosto
Preparo:
Limpe o bacalhau normalmente e deixe-o dessalgar na água de um dia para outro. Depois troque a água e leve ao fogo para cozinhar, de 15 em 15 minutos vá trocando a água.
Descasque a batata e corte em pedaços. Faça o mesmo com o tomate, a cebola em rodelas não muito grossas.
Tire os caroços das azeitonas e pique o cheiro verde bem pequeno. Tudo feito separe em recipientes.
Lembra do bacalhau? A essa altura deve estar bom. Agora escorra e desfie.
Unte uma panela grossa de preferência de ferro com azeite e comece a fazer as camadas.
Primeiro a batata, o tomate, o bacalhau, a cebola e o cheiro verde e assim sucessivamente, sempre regando com azeite, a´pós esse processo tampar a panela e cozinhar em fogo baixo e servir.

Bacalhoada simples


Ingredientes
1 ½ de bacalhau
800 gramas de batatas em rodelas
1 pimentão verde em tiras
1 pimentão vermelho em tiras
2 cebolas em rodelas
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem caroço
100 gramas de azeitonas preta sem caroço.
O quanto baste de salsinha, pimenta, azeite e sal.

Modo de preparar
Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, troque a água pelo menos três vezes. Ferva o bacalhau para facilitar a limpeza. Retire todas as espinhas e corte-o em pedaços (não desfie). Faça um tipo de salada com pimentão, cebola, tomate, salsinha e alho. Calcule o sal somente para a salada e para as batatas como se fosse servir somente os dois ingredientes. Em uma panela de pressão vá intercalando as camadas da seguinte forma: salada, bacalhau, batata, salada, bacalhau, batata até chegar no final dos ingredientes. Regue com o azeite e feche a panela. Acenda o fogo alto, quando começar a ferver abaixe o fogo e conte 15 minutos.
Espere sair todo o vapor, abra a panela, coloque tudo em um refratário (inclusive o caldo que formou), coloque as azeitonas por cima, regue com bastante azeite e coloque no forno para dourar ou até as batatas ficarem ao dente.
Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência.
Se sobrar, sirva frio no dia seguinte. De se lamber os beiços.


Bolinho de Bacalhau

bolinhos bacalhau1 300x199 Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:
1,5kg de Bacalhau 

de batatas do tipo seca, boa para fritura
1 ramo de salsa
Pimenta-do-reino
2 claras
Azeite de oliva
Óleo de soja para fritura
Preparo:

Dessalgar o bacalhau. Aferventá-lo e limpar pele e espinhas. Desfiar o bacalhau com um pano de algodão ou com as mãos. Cozinhas as batatas, amassá-las e misturar ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta, as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente.

Até a próxima postagem. Fui!
Ah! ALECRIM também conhecido como rosmarinho, o alecrim tem aroma forte e gosto acentuado. Seu uso enriquece o sabor de sopas, carnes, peixes, ensopados e grelhados. Originária do Mediterrâneo, esta planta de folhas carregadas de forte aroma foi constantemente apreciada na Antigüidade, tendo sido considerada pelos gregos e romanos como a erva do amor, da fidelidade e da amizade. Sejam frescas ou secas, as folhas de alecrim perfumam os grelhados de carnes, aves, peixes e crustáceos, incrementando o sabor de molhos, legumes, arroz e saladas. Deve ser adicionado, inteiro ou picado, no final o cozimento, para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos. Encontra-se fresco ou seco. De coloração verde-escura, sabor refrescante e um aroma muito intenso, deve ser usado em pequenas quantidades. Em pratos à base de carnes, aves e peixes, recheios e pães, nas
sopas e alguns molhos

Comentários