Queijo coalho


Queijo Coalho



Queijo: alimento saudável e rico em sabores.
Os queijos são alimentos fundamentais para uma vida saudável, pois são ricos em proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo, zinco, iodo, selênio e vitaminas, entre outros.
Suas diferentes formas, texturas, sabores, odores e cores se devem ao tipo de leite e processo empregado na sua fabricação. Existem hoje no mundo mais de 1.000 tipos de queijos, podendo agradar a todos os paladares.
Origem misteriosa: presente dos deuses?


Diversas histórias mencionam a origem do queijo, inclusive uma lenda bastante conhecida, que sugere que o queijo foi descoberto por Aristeu, filho do deus grego Apolo, rei da Arcádia. Mas a versão mais aceita pelos historiadores é a do mercador árabe, que, cansado e faminto após atravessar um deserto asiático, tentou beber o leite de cabra que levava em seu cantil feito de estômago seco de carneiro. Mas o que saiu do cantil foi apenas um líquido aguado e fino. Curioso com o fato, abriu o cantil e encontrou uma massa branca, que hoje sabemos que é a coagulação do  leite causado pelo coalho existente no estômago do carneiro. O viajante faminto experimentou e, claro, gostou.

Os egípcios tiveram no leite e no queijo um importante alimento, podendo ser encontrados, inclusive, em tumbas de seus reis.

Na Europa, eles foram introduzidos pelos gregos e os romanos tiveram papel fundamental na distribuição desta iguaria, que servia para alimentar seus atletas e soldados.

Ainda na Europa, com as ordens religiosas, os queijos ganharam em qualidade e padrão, e depois, com a descoberta da pasteurização e o advento da Revolução Industrial, sua produção obteve grandes avanços.

Hoje, devido à globalização, está presente em todo o mundo, podendo ser apreciado até mesmo por povos que culturalmente eram praticamente privados de conhecê-los, como os africanos e asiáticos.


Queijo Coalho à milanesa
1 kg de queijo coalho
2 ovos batidos
150 gramas de trigo
150 gramas de farinha de rosca
Canela em pó
3 colheres de sopa de manteiga
Fatie o queijo na espessura de um dedo, passe no trigo, no ovo e na farinha de rosca
Frite na manteiga, coloque em um prato com papel absorvente, em seguida passe na canela (se preferir)
Pronto agora pode servir.
Obs. o queijo deve ser duro para não derreter.

Bolo de queijo coalho e tomate
Ingredientes

Modo de preparo
1 aqueça o forno a 200C
2 no liquidificador, bata o ovo, o óleo, a cebola, o leite, a farinha, o queijo parmesão, o fermento, o sal e a pimenta.
3
4 Ponha em forma tipo bolo inglês de 20 x 10 cm untada e enfarinhada de...
5 leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Dica: cubra o bolo com pedacinhos de tomate e queijo coalho e regue com azeite.


Suflê de Queijo Coalho e carne-seca

Ingredientes
1/2 de carne-seca (bem desfiada)
2 colheres de sopa de queijo coalho ralado
4 gemas
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
4 claras
óleo
Modo de preparo
Numa panela aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte a carne-seca tempere a gosto e deixe por alguns minutos. Reserve uma parte da carne-seca, adicione o queijo coalho misture e deixe descansar por alguns minutos.
Retire do fogo. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a farinha de trigo e tempere a gosto.
Transfira para uma oanela e leve ao fogo para engrossar. Junte a mistura de carne-seca e queijo e mexa.
à parte, bata as claras em neve e incorpore à mistura. Despeje em tigelinhas, coloque por cima a carne-seca e leve ao forno pré aquecido por 15 minutos.
Retire do forno e sirva quente.

Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Depois de fritar coxinhas, bolinhos de queijo ou qualquer outro salgadinho coloque em uma fôrma e leve para dourar na temperatura baixa. Desta forma, fica mais crocante e o excesso de gordura é absorvido.


Comentários