Telhado Verde

TELHADO VERDE

Foi o tempo em que planta no telhado era musgo que crescia recobrindo as telhas. Em países como Estados Unidos e Canadá há muitos anos pessoas usam nos telhados das casas o que é conhecido como "Telhado Verde". É uma idéia muito simples e exige apenas alguns cuidados básicos. Consiste em colocar sobre as telhas uma camada de terra onde são plantadas na maioria das vezes plantas de pequeno porte. Além de proporcionar visual diferente as plantas servem como "ar condicionado" natural protegendo o interior das altas temperaturas. No Brasil já podemos encontrar alguma coisa a respeito mas não foi ainda aderido por quantidade grande de pessoas.

Mas se engana quem pensa que esses telhados só são adotados em pequenas casas. Na verdade quando começou sim mas, atualmente existem edifícios grandes e modernos que são projetados já incluindo o telhado verde e, alguns foram além, usam plantas também nas paredes.



E os benefícios são muitos: melhoria da qualidade do ar, diminuição do calor urbano, economia da energia na climatização e até melhora a acústica do imóvel. Os benefícios são tantos que, acredite, já há quem use o telhado verde até no teto de ônibus.


Ônibus com telhado verde - Nova Yorque
Na verdade as possibilidades são meio que infinitas. Especialistas dizem que os cuidados não são muitos mas, a cada seis meses é bom fazer manutenção. No Brasil existe até uma Associação Telhado Verde (ATV). Podemos imaginar numa cidade como São Paulo se, pelo menos, dez por cento dos prédios adotassem esse tipo de telhado a poluição diminuiria bastante. É mais um caso a se pensar e pequenos atos fazem a diferença.

Até a próxima postagem. Fui!

Ah! "Antes o vôo da ave, que passa e não deixa rasto,
Que a passagem do animal, que fica lembrada no chão.
A ave passa e esquece, e assim deve ser.
O animal, onde já não está e por isso de nada serve,
Mostra que já esteve, o que não serve para nada.
A recordação é uma traição à natureza,
Porque a natureza de ontem não é natureza.
O que foi não é nada, e lembrar é não ver.
Passa, ave, passa, e ensina-me a passar!"
Fernando Pessoa

Comentários