Alcachofra


Alcachofra


Curiosidades:

A parte da alcachofra que se consome é a flor considerada um dos legumes mais requintado e saboroso. A alcachofra pode ser dividida em cinco partes sendo duas não comestíveis: a ponta das folhas e as “sedas’. E as outras que são utilizadas na culinária: o talo, que depois de limpo (sem as fibras), pode ser usado em sopas e saladas; a base das folhas, carnuda e comestível; e o “coração”, ou fundo, considerada a parte mais suculenta.

A alcachofra tem ótimas propriedades nutritivas, é rica em vitaminas do complexo 13, em vitamina A e em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo. Além disso,possui um elemento chamado ciarina, que é excelente como regulador do fígado. Por ter poucas calorias, ela é recomendada nos regimes para emagrecer.
Para ver se a alcachofra está boa para o consumo, segure-a pelo talo e sacuda suavemente. Se ela está flexível, é sinal de que já está madura e pode ser consumida. A escolha da alcachofra deve ser feita de acordo com o prato a ser preparado. Quando se pretende usar o fundo ou rechear, convém escolher as grandes, com folhas firmes e brilhantes. Já as pequenas são mais indicadas para saladas ou para serem preparadas ao vinagrete. Em geral, serve-se uma alcachofra por pessoa.

A alcachofra é flor do mediterrâneo de sabor surpreendente e também bastante delicada. Protetora do fígado tem vasta aplicação, tanto medicinal, quanto empregada no combate má digestão até cálculos biliares e também na culinária. Ela também é desintoxicaste, por isso ajuda a eliminar resíduos e toxinas acumuladas no organismo, assim como gordura. Por isso atribui-se a ela a característica de auxiliadora na perda de peso.

Alcachofra
A base das folhas grossas hospeda parte do sabor é a parte conhecida como fundo de alcachofra ou até mesmo como seu coração também apresenta um excelente sabor. Na hora de escolher as alcachofras, evite escolher as que apresentarem manchas ou que não estejam com as pétalas firmes e bem agrupadas, as mais saborosas são as de cor púrpura ou verde. Recomendado que a congele.

Alcachofras com alecrim




Alcachofras com alecrim: o refogado que você vai adorar
Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Refogado
Calorias: 314 por porção

Ingredientes

. 18 minialcachofras
. 2 limões
. 1/2 xícara (chá) de azeite
. 6 ramos de alecrim
. 1/2 xícara (chá) de vinho branco
. 1/2 xícara (chá) de água
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Corte os cabos das alcachofras. Retire as folhas externas, que são mais duras, e corte as alcachofras ao meio.
2. Corte os limões pela metade e esfregue nas alcachofras para que elas não escureçam.
3. Aqueça o azeite e doure-as em fogo baixo, sem parar de mexer.
4. Junte as folhas de alecrim, o vinho branco e a água. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
5. Tampe e cozinhe por 30 minutos, mexendo de tempos em tempos até todo o líquido evaporar. Retire do fogo, deixe tampado por 5 minutos e sirva.

Risoto de alcachofra: sofisticação e sabor em sua mesa



Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)

Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Arroz e risoto
Calorias: 483 por porção

Ingredientes

. 2 cebolas médias picadas

. 2 dentes de alho espremidos
. 3/4 de xícara (chá) de manteiga
. 8 corações de alcachofra em conserva
. 2 xícaras (chá) de água fervente
. 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
. 1 xícara (chá) de vinho branco seco
. 1 tablete de caldo de galinha
. Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo
Pique a cebola e a refogue com o alho em meia xícara de manteiga até dourar. Junte o fundo de alcachofra. Mexa e adicione o arroz, fritando ligeiramente. Ponha o vinho e deixe evaporar um pouco. Aos poucos, adicione o tablete dissolvido na água. Mexa sempre até o arroz ficar al dente (se preciso, adicione mais água). Apague o fogo, junte a manteiga restante e o queijo. Sirva.
Todos os ingredientes das receitas são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.
Até a próxima postagem. Fui!

Ah! Comida queimada
Muitas vezes ao aquecer comida ou em determinados pratos, a comida pega ao fundo da panela. Mexer para despegar do fundo da panela não é a solução, pois o sabor a queimado espalhar-se-á por toda a comida... O truque é não mexer mais e virar toda a comida boa para uma panela limpa e previamente aquecida e finalizar a cozedura. Perde-se alguma quantidade, mas toda a comida queimada ficará agarrada á primeira panela, não libertando sabor desagradável para o segundo.


Comentários