Nozes Picantes e Creme de Nozes

A noz é um fruto seco derivado da nogueira, com alto conteúdo de óleo e possui vitamina A, B2, fósforo, cálcio e sódio. É um fruto bastante nutritivo e muito bem apreciado não só pelos humanos como também por grande parte do reino animal.

Em geral, as frutas oleaginosas apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças e contêm um tipo de gordura saudável, a monoinsaturada, responsável por efeitos como a diminuição do LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom).

                                                                                                                       

As nozes são ótima fonte de energia, potássio, proteína vegetal e vitamina E que tem ação antioxidante, alem de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que por inibir o crescimento de células cancerígenas.

Taí um fruto que, além da época do Natal pode-se apreciar naturalmente ou em receita o ano todo.

Nozes Picantes - Aperitivo

 

Ingredientes:


1 clara
         colherer (sopa) de água
          xícaras (chá) de nozes
         1 colher (chá) de sal
 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de pimenta-da-jamaica
1/2 colher (chá) de pimenta-de-caiena
1/2 colher (chá) de páprica picante


Modo de Preparo:


  • Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Numa tigela, bata levemente a clara e a água com um garfo até espumar. Acrescente as nozes e misture bem. Transfira para uma peneira e deixe escorrer o excesso. Coloque todos os temperos num saco plástico limpo, feche e agite bem para misturar. Coloque as nozes e agite novamente para empaná-las com o tempero. Numa assadeira, espalhe as nozes e leve ao forno por 15 minutos. Chacoalhe a assadeira de vez em quando para que as nozes assem por igual. Desligue o forno e deixe as nozes por mais 30 minutos. Quando esfriarem completamente, coloque num recipiente com tampa e conserve em local seco e arejado.
Pronto! Agora, basta saborear esta delíciosa receita.

Creme de Nozes

Essa receita, embora seja uma sobremesa para ser saboreada sozinha, pode servir de acompanhamento para outros doces, como frutas em conserva, ou o para dar um sabor mais sofisticado ao clássico sagu.

Creme de Nozes


Ingredientes
- 250 g de nozes sem casca
- 1 litro de leite
- 250 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 limão (a casca)

Como Fazer
Picar as nozes até formar uma farofa fina.
Numa panela, ferver o leite com a casca de limão e a canela.
Deixar em infusão, com a panela tampada, por 15 minutos e depois coar.
Adicionar as nozes e o açúcar misturando bem para diluir tudo.
Levar de volta ao fogo baixo, por cerca de 30 minutos. O creme deve ficar espesso. Deixar esfriar e servir, sozinho ou acompanhado de outra sobremesa, como sagu.
Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Seja gentil no trânsito. Use as setas. Avise a próxima manobra que vai fazer. PARE OLHE ESCUTE

Comentários