Nectarina, Cereja e Lichia

 
 
As Nectarinas são frutas semelhantes aos pêssegos e diferem-se deles por conter a casca lisa. A característica da casca lisa (sem pêlos) que distingue as nectarinas na verdade é uma mutação genética do pêssego. Originária da China e melhorada na América do Norte. É uma fruta muito saborosa, de cor atraente, de formato oval ou redondo, com uma polpa suculenta, aromática e de cor amarela ou avermelhada. O nome nectarina vem de “néctar” devido ao seu sabor delicioso e doce.
 É uma fruta que traz efeitos benéficos para a saúde devido ao seu alto teor de antioxidante que são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. A nectarina contém vitamina A, B3, C potássio. A vitamina A é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista e auxiliar no crescimento. A vitamina B3 desempenha papel importante no processo de formação do DNA. A vitamina C contribui para saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem.
Fonte de fibras alimentares, as nectarinas previnem a constipação e reduzem o risco de se adquirir cancro de cólon. Pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, e pode ser encontrada como ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes. Como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, mas ainda firmes e precisam de alguns dias para amadurecer um pouco mais para serem consumidas. Para acelerar seu amadurecimento, pode-se colocá-las em um saco de papel dobrado a temperatura ambiente, juntamente com uma banana verde. Os frutos devem atingir o seu máximo de maturação, após alguns dias.
A cereja é originária da Ásia e foi introduzida no continente europeu há aproximadamente 20 séculos. Na América do Norte, Europa e Ásia seu consumo é muito comum existindo nestes locais muitas variedades. No Brasil, a produção comercial é praticamente inexistente, sendo que a maior parte da cereja é consumida na forma industrializada, e quando consumida in natura, na maioria das vezes a fruta é procedente do Chile.

A cereja é uma fruta redonda, pequena, que pode ser encontrada em várias colorações, sendo a mais comum entre as variedades comestíveis a de cor avermelhada ou quase negra. Por possuir aroma agradável e delicado tornou-se muito apreciada tanto por crianças quanto por adultos. No mercado é possível encontrar a cereja-doce e a ácida. A cereja-doce apresenta polpa macia e suculenta, usada no preparo de sobremesas ou servida ao natural. A cereja-ácida possui polpa firme, tendo aplicação na fabricação de conservas, compotas e bebidas como cherry e o kirsh.

Além de saborosa, a cereja possui composição nutricional incrível, capaz de fornecer ao organismo carboidrato, proteína, fibra, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, C, B1, B2, niacina e flavonoides. Os carboidratos presentes na fruta são do tipo complexo, o que favorece a manutenção da carga glicêmica da fruta baixa (CG= 7). Isto significa que os açúcares da fruta serão absorvidos pelo organismo de forma bem lenta, mantendo sua glicemia constante, diminuindo a inflamação e controlando a sensação de fome.




A lichia é originária da China onde é considerada a fruta nacional, a lichieira e uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Em muitos países e considerada a rainha das frutas. Perfeitamente adaptada as condições de clima do Estado de São Paulo, as Culturas pioneiras estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores. A colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores. O Brasil em futuro próximo poderá dominar o mercado mundial, porque a produção das outras regiões produtoras ocorre de maio a agosto. Assim, sem concorrência, o Brasil poderá abastecer o mercado mundial com lichias na época do natal.

Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawaii, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.
Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.
Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Fuja das frases feitas na conquista de uma mulher inteligente.


Comentários