Cominho




Se você pensa que os temperos só servem para dar sabor melhor à comida, uma ótima notícia: os condimentos utilizados dia a dia são ótimos ingredientes para ativar a digestão e prevenir doenças, principalmente do estômago. Salsa, manjericão, alecrim, orégano, alho, pimenta e cominho são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes.

COMINHO. É planta de raízes brancas, fibrosas, de caule ereto, estriado, ramoso crescendo até 40 cm de altura. Segundo estudos a respeito, sua origem é do Egito ou da Etiópia, muitos anos antes de Cristo. Espalhou-se pela Europa toda, foi usada também pelos Gregos e, atualmente, usada no mundo inteiro. Suas sementes são consideradas uma das “quatro sementes quentes”. Elas são aromáticas, carminativas, cmena-gogas e oleaginosas. Servem especialmente como condimento. Sua entrada no Brasil deve datar da época do seu descobrimento.

Bolo de cominho
110g de manteiga em temperatura ambiente
110g de açúcar refinado
2 ovos grandes, batidos
150g de farinha de trigo já com fermento
25g de amêndoas trituradas
2-3 colheres [sopa] de leite
2 colheres [sopa] bem cheias de sementes de cominho (ou em pó)
2 colheres de sopa de açúcar cristal
1 colher de sopa de amêndoas fatiadas fininhas, levemente amassadas.
Preaqueça o forno a 180º C. Fôrma: redonda, 18 cm, untada e enfarinhada ou untada e preparada com papel-manteiga.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Acrescente os ovos batidos aos poucos batendo sempre. Quando estiver bem homogêneo, pegue uma colher de metal e incorpore as amêndoas trituradas, as sementes de cominho e a farinha bem de leve. Adicione o leite aos poucos até obter consistência que a massa caia da colher. Coloque na forma preparada. Alise a superfície com as costas de uma colher e salpique o açúcar e as amêndoas em flocos. Asse no meio do forno por uma hora ou até que o bolo pareça estar encolhendo, afastando-se da parede da assadeira. Deixe esfriar durante 10 minutos antes de desinformá-lo. Deixe esfriar completamente numa grade aramada.
Diz que fica melhor depois de um ou dois dias, então embrulhe em papel alumínio e guarde numa lata.
Grão-de-bico ao alho com peixe ao cominho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 alhos-porós em tirinhas
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano, bem picadinhas
3 dentes de alhos fatiados
2 latas de 400g (cada) de grão-de-bico, escorrido e enxaguado
¼ xícara de salsinha picada
sal
pimenta do reino
Peixe ao cominho:
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cominho em pó
1 pimenta dedo de moça pequena
4 filés de 200g (cada) de peixe de carne branca e firme, cortados em pedaços (pescada branca, merluza...)
Sal
Aqueça uma frigideira em fogo médio; acrescente o azeite, o alho-poró e as raspas de limão e refogue, mexendo ocasionalmente por uns 8 minutos ou até que o alho-poró fique dourado e levemente crocante. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto. Junte o grão-de-bico e cozinhe por 5 minutos ou até que esteja tudo quentinho. Adicione a salsinha e o sal e misture bem.
Para fazer o peixe, aqueça uma frigideira em fogo médio, junte a manteiga, o azeite o cominho e a pimenta e refogue por 3 minutos. Arrume os filés de peixe na panela e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado ou até que esteja cozido por dentro.
Coloque o grão-de-bico em pratos, arrume o peixe ao lado e sirva com fatias de limão.
Rendimento: 4 porções
Até a próxima postagem. Fui!

Ah! Para descascar alho mais rapidamente deixe-os de molho em mágua morna por cinco minutos e as cascas se soltarão facilmente. Nunca esqueça de apenas deixar escorrer a água da torneira nas mãos, sem esfregar, após a manipulaçao desse delicioso tempero. 


Comentários