Bico de pena

Bico de pena e nanquim 


                         
Bico de pena ou pena é uma ferramenta usada para escrita e desenhos. Atualmente utilizada praticamente só para arte, a pena, é famosa pelo seu formato especial que permite aos artistas usufruir facilmente do chamado “efeito fino-grosso” do traço. Esse efeito costuma ser usado para dar volume aos desenhos, embora possa ser feito também com um pincel. Existem diversos tipos de penas e também diversas grossuras, cada um com seu traço específico e características próprias.

Tinta nanquim

 

A tinta nanquim é um material corante (tinta) preta, que veio originalmente da China, preparada com negro-de-fumo (pó-de-sapato) coloidal é empregado especialmente para desenhos e aquarelas.
Desenvolvida pelos chineses há mais de dois mil anos, é constituída de nanopartículas de carvão suspensas em uma solução aquosa.
Esses são os materiais que utilizo nos meus desenhos. Esses que vou postando paulatinamente neste blog. Alguns originais desses desenhos em bico-de-pena podem ser apreciados na Sorveteria Higlu, em Cerquilho, Estado de São Paulo, Brasil.
Obrigado pela espiadela.
Até de repente. Fui!



Trabalho em bico de pena feito por este blogueiro.
Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Obrigado, mil vezes obrigado para esse pessoal que faz meu blog acontecer.

Comentários