Antigerundista

Manifesto antigerundista

Sim, sei que ninguém aguenta mais ouvir falar em gerundismo, mas muita gente continua falando. Acabei de receber esse texto por e-mail e faço questão de divulgá-lo aqui, por ser bastante didático. Ainda tenho esperança que esse vício seja banido de nossa língua.
Lembrem-se da seguinte regra gramatical:  
o gerúndio nunca vem depois de um verbo no infinitivo.  
 
    Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando (recortar), estar imprimindo (imprimir ) e estar fazendo ( fazer) diversas cópias, para estar deixando (deixar) discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando (falar) sem estar espalhando (espalhar ) essa praga terrível que parece estar se disseminando (disseminar-se) na comunicação moderna, o gerundismo.
    Você pode também estar passando (passar) por fax, estar mandando (mandar) pelo correio ou estar enviando (enviar ) pela Internet. O importante é estar garantindo ( garantir) que a pessoa em questão vá estar recebendo (receba) esta mensagem, de modo que ela possa estar (esteja ) lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta (se dar conta) da maneira como tudo o que ela costuma estar falando (falar) deve estar soando ( soar) nos ouvidos de quem precisa estar ouvindo (ouvir). Sinta-se livre para estar fazendo (fazer) tantas cópias quantas você vá estar achando ( ache) necessárias, de modo a estar atingindo (atingir) o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral.
    Mais do que estar repreendendo ( repreender) ou estar caçoando (caçoar), o objetivo deste movimento é estar fazendo (fazer) com que esteja caindo (caia ) a ficha nas pessoas que costumam estar falando (falar) desse jeito sem estar percebendo (perceber). Nós temos que estar nos unindo (nos unir ) para estar mostrando ( mostrar) a nossos interlocutores que, sim!, pode estar existindo (existir) uma maneira de estar aprendendo (aprender ) a estar parando (parar ) de estar falando ( falar) desse jeito.
    Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo (seremos ) obrigados a estar emigrando ( emigrar) para algum lugar onde não vão estar nos obrigando (nos obriguem) a estar ouvindo (ouvir) frases assim o dia inteirinho.
    Sinceramente: nossa paciência tem estado (está) a ponto de estar estourando (estourar).
    Um "Eu vou estar transferindo a sua ligação" que eu vá estar ouvindo (ouça) pode chegar a estar provocando (provocar ) alguma reação violenta da minha parte. Eu não vou estar me responsabilizando (me responsabilizarei) pelos meus atos. As pessoas precisam estar entendendo (entender)  a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando ( entrar) na linguagem do dia-a-dia."
Repassem àqueles a quem você não quer que morram na ignorância gerundista...
Até a próxima postagem. Fui!
Ah! A mãe do baiano vai viajar pro
exterior e pergunta ao filho:
- Quer que mãinha lhe traga alguma
coisa da viagem, meu dengo?
- Ô, minha mãe... Por favor, me traga
um relógio que diz as horas.
- Ué, meu cheiro...e o seu, não diz não?
- Diz não, mãinha...eu tenho de olhar
nele pra saber.

Comentários