alho-poró


Alho-poró: O poderoso!!!






O alho-poró é uma hortaliça aromática também conhecida como alho porro ou alho francês. Pertence à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho e cebolinha. Tem propriedades estimulantes que auxiliam no alívio da congestão nasal e dos brônquios. Além disso, como todos os membros da família do Allium possuem propriedades anticépticas que protegem contra resfriados e dores de garganta. Caldos e sopas de alho-poró auxiliam no controle de diarréias. Tem efeito calmante no trato digestivo ajudando a aliviar cólicas e gases. Estimulam o apetite e melhoram a digestão.
Com poucas calorias e rico em celulose (fibras) é alimento recomendado em dietas hipocalóricas (com poucas calorias) voltadas para o emagrecimento. É rico em potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como vitaminas B e C. Como ele estimula a circulação e é revigorante, além de ser nutritivo e de fácil digestão, seu caldo faz excelente tônico para convalescença. Como caldo é alimento rico em nutrientes repõe os minerais perdidos em diarréias e enjôo de estômago. O alho-poró, como a cebola e o alho ajudam a proteger o coração e a pressão alta. É usado em sopas, refogados, tortas, saladas e como acompanhamento de carnes.

Receitas

Creme de palmito e alho poró

 

Receita para 5 pessoas
Ingredientes
§                     2 maços de alho poró
§                     100g de manteiga.
§                     500g de palmito picado.
§                     2 pacotes de Creme Maggi ou Knorr. Sugestão: creme de batata com cenoura e alho poró, queijo, legumes…
§                     2 litros de água.
§                     1 colher de sopa de curry.
§                     1 colher de café de pimenta calabresa.
§                     Salsinha picada.
§                     200g de queijo parmesão ralado.
§                     Sal.
Modo de fazer
Junte o alho poró picado à manteiga e refogue, mexendo bem. Pouco antes de finalizar acrescente o curry e a pimenta, e refogue ainda por uns 3 minutos. Desligue o fogo e misture o palmito. Em outra panela misture o creme à água fria e proceda o cozimento conforme orientação na embalagem. Ao finalizar, misture o refogado ao creme, e sal a gosto.
A salsinha e o queijo parmesão ralado ficam à mesa para soltar sobre o creme.
Sirva com um pãozinho torrado ou croutons.

Torta de alho-poró com tomate seco


Misture a farinha com a manteiga, creme, açúcar e temperos até formar a massa. Em seguida adicione o ovo e a água e deixe na geladeira embrulhada em filme plástico. Enquanto isso corte o alho-poró em rodelas e refogue em azeite. Numa tigela adicione o creme de leite e o creme de queijo. Em seguida encorpore as gemas, os ovos, tomates secos e queijo ralado. Finalmente estique a massa e molde numa forma apropriada preencher com o preparado e levar ao forno à 200’c por 25 minutos. Quando estiver pronta esperar cerca de 10 minutos antes de servir.
Ingredientes para 4 pessoas:
250 gramas de farinha
100 gramas de manteiga
     1 colher de sopa de creme
     1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimente
     1 ovo
Água fria

Para o recheio
1 molho de alho-por´
250 gramas de queijo branco
100 gramas de creme
3 gemas
1 ovo
70 gramas de tomates secos
3 colheres de sopa de queijo ralado
Sal e pimenta.

Até a próxima postagem. Fui!

Ah! Seja gentil no trânsito. Use as setas. Avise o colega qual é a próxima manobra que será realizada. Não corra não mate não morra.




Comentários